Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Covid faz Conmebol manter lista de inscrição maior na Libertadores 2021
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Conmebol manteve para a Libertadores 2021 o máximo de 50 jogadores inscritos para cada clube participante. O número de 20 atletas a mais do que o usual se dá por causa da Covid-19.
Na edição 2020, que foi paralisada em março por causa da pandemia, retornando apenas em setembro e sendo finalizada em janeiro de 2021, a Conmebol aumentou duas vezes o limite de inscritos: começou nos 30 de sempre, depois passou para 40 em agosto e para 50 em setembro.
A intenção é evitar que surtos de Covid-19 façam com que clubes não tenham o mínimo de jogadores previsto na regra, sete, para colocar em campo, o que ocasionaria WO (derrota por 3 a 0). A confederação mantém o plano de não adiar partidas.
Na Libertadores 2020, os finalistas Palmeiras e Santos usaram o limite de 50. Outros, como o Flamengo, optaram por manter menos de 40 na maior parte da competição. O River Plate da Argentina terminou eliminado pelo Palmeiras na semifinal com 26 atletas inscritos apenas.
A orientação da direção da Conmebol aos clubes é que use ao máximo esse limite, inscrevendo jogadores da base se necessário. Poderá haver trocas na lista apenas nas fases já normalmente previstas: na de grupos (5), para quem chegar das preliminares, oitavas (5), quartas (3) e semifinais (3).
A Libertadores começa sua fase preliminar no dia 24 de fevereiro, sem times brasileiros. Duas equipes do Brasil, ainda indefinidas porque o Brasileirão e a Copa do Brasil não terminaram, entram na segunda etapa preliminar.
A fase de grupos terá início em 21 de abril, com o Palmeiras, atual campeão, já definido como cabeça de chave do Grupo A. Inter, Flamengo e Atlético-MG também já estão classificados para a edição 2021 da Libertadores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.