Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após vários nãos, CBF avisa FPF que é difícil Paulistão em outros estados

Estádio Independência, em Belo Horizonte, receberia São Bento x Palmeiras - Reprodução/Twitter
Estádio Independência, em Belo Horizonte, receberia São Bento x Palmeiras Imagem: Reprodução/Twitter

Colunista do UOL

18/03/2021 16h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A direção da CBF avisou a cúpula da FPF (Federação Paulista de Futebol) que até o fim de março não consegue a garantia de nenhum estado para receber jogos do Paulistão. Levar as três rodadas proibidas pelo decreto do governo de São Paulo para outro estado era um dos planos da FPF que não foi viabilizado. O outro, entrar na Justiça, não foi aprovado em votação dos clubes, então a rodada do próximo fim de semana já foi adiada.

O blog apurou que mesmo locais que a CBF tem boa relação com governos estaduais e prefeituras, como Goiás e Espírito Santo, não garantiram à entidade que poderiam receber jogos do Paulistão. A CBF já teve que adiar cinco partidas da Copa do Brasil por causa de decretos que vetam o futebol, inclusive em Goiânia.

A avaliação entre a cartolagem é que somente um estado não vai parar o futebol em algum momento nessa nova onda de casos e mortes covid-19: o Rio de Janeiro, que tem sido menos rigoroso em algumas decisões envolvendo a pandemia. Mas o governador do Rio, Cláudio Castro (PSC), não autorizou que jogos de times de outros estados ocorram no Rio, somente o Carioca ou partidas de equipes locais por outras competições. Para a CBF, a única solução para a FPF conseguir jogar fora de São Paulo é convencer Castro a liberar o Paulistão.

A Federação Paulista queria transferir de estado três rodadas inteiras, da 5ª a 7ª, mais o confronto entre São Bento x Palmeiras, adiado da 3ª rodada. São 25 jogos no total, o que tornava a logística ainda mais complicada. A ideia era que os 16 clubes viajassem ao estado, ou estados definidos, e por lá ficassem pelas duas semanas, treinando e jogando — poderia haver ajustes nas partidas das rodadas para isso. São Bento x Palmeiras chegou a ser marcado para o estádio Independência, em Belo Horizonte, na quarta-feira (17), mas o governo mineiro vetou depois.

Por enquanto, a FPF adiou somente a rodada do próximo final de semana. As próximas duas ainda não foram oficialmente canceladas e na nota oficial que divulgou, a entidade disse que continuará conversando com CBF e governantes para tentar viabilizar jogá-las. Também se mantém ativo o plano de convencer governo paulista e ministério público que o protocolo sanitário apresentado, com uma "bolha" que prevê concentração em CTs e hotéis e testagem antes e depois dos jogos, é seguro.

Como mostrou Danilo Lavieri em seu blog, a opção por acionar a Justiça foi descartada por nove dos 16 clubes — sete, incluindo o São Paulo, votaram por tentar por meio de liminar continuar o campeonato.

Caso as três rodadas de fato sejam adiadas, a FPF terá que remontar o calendário em abril e maio e coincidir datas do Paulista em meios de semana reservados para a Copa do Brasil e torneios da Conmebol, como Libertadores e Sul-Americana. É possível que os grandes tenham que jogar com intervalo de 48 horas, ou pouco mais, o que foi permitido por causa da pandemia.