Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Corinthians em Volta Redonda terá VAR, mas não será como nos jogos em SP

Cabine do VAR no gramado em jogos do Campeonato Paulista - Thiago Calil/AGIF
Cabine do VAR no gramado em jogos do Campeonato Paulista Imagem: Thiago Calil/AGIF

Colunista do UOL

23/03/2021 04h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Federação Paulista de Futebol (FPF) garantiu aos clubes que os jogos do Paulistão mandados para outros estados, enquanto São Paulo proíbe o campeonato por causa da pandemia, terão o VAR. Mirassol x Corinthians, pela quinta rodada e que se enfrentam às 21h desta terça-feira (23) em Volta Redonda (RJ), será o primeiro.

Nas quatro primeiras rodadas, realizadas normalmente, a federação usou o árbitro de vídeo remoto. A cabine com os três profissionais do VAR ficava na sede da entidade, na Barra Funda (capital), e o cabeamento de fibra ótica levava as imagens com mínima diferença de tempo dos estádios para os monitores na sala. Esse modelo foi adotado pela Fifa na Copa de 2018.

Em Volta Redonda, porém, a cabine será local, ou seja, estará no Raulino de Oliveira. Não há cabeamento de fibra ótica que permita levar as imagens com segurança para a sede da Federação Paulista — as imagens usadas serão da Globo, que detém os direitos de transmissão para todas as plataformas.

O mesmo ocorrerá em outras partidas que precisarem sair de São Paulo — é provável que o Raulino de Oliveira seja usado mais vezes, principalmente para receber confrontos dos grandes paulistas e evitar aperto no calendário, já que eles também disputam partidas da CBF (Copa do Brasil) e da Conmebol (Libertadores e Sul-Americana) nas próximas semanas.

Mas caso haja algum problema com o árbitro de vídeo, a FPF não é obrigada a colocar a tecnologia em todas as partidas do campeonato, como consta no regulamento. É padrão dos protocolos da ferramenta, prevendo que apagões possam ocorrer, incluir nas regras que não há obrigação de usar o VAR em todos os jogos, inclusive da mesma rodada.