Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Governo de SP restringe horário; Santos se planeja para jogar antes das 20h
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O governo de São Paulo confirma a restrição para jogos de futebol antes das 20h e ela se estende às Copas Libertadores e Sul-Americana, o que gera um impasse imediato: Conmebol (Confederação-Sul-Americana de Futebol) e Santos mantêm programação para que o confronto entre os brasileiros e o Barcelona (EQU) ocorra a partir das 19h15 desta terça (20), na Vila Belmiro.
Segundo o governo informou à coluna, tanto o clube quanto a prefeitura de Santos, local da partida válida pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, sabem do protocolo. Caso haja descumprimento da regra que visa combater a disseminação da covid-19, a Vigilância Sanitária poderia entrar em ação.
Se o jogo não acontecer será um problema, já que toda a logística está programada para Santos, inclusive com o deslocamento do Barcelona por meio de voo fretado, como exige a Conmebol, e hospedagem em hotéis da cidade da delegação equatoriana, de membros da arbitragem e outros funcionários, efetivos e terceirizados, da confederação responsáveis pelo operativo da partida. Há, porém, confiança dentro do clube e da confederação de que o jogo poderá ocorrer sem contratempos.
A Conmebol avisou na semana passada aos clubes que não mudará horário de partidas por causa de toques de recolher, caso da limitação imposta no estado de São Paulo. Acordo entre o governo, o Ministério Público e a Federação Paulista de Futebol (FPF) liberou o retorno dos jogos, que ficaram parados por mais de um mês, mas com a restrição de só começarem após o início do toque de recolher, às 20h (que vai até às 5h). Na sugestão dos promotores isso ajudaria a evitar aglomerações perto dos estádios e em outros locais públicos. O protocolo acertado com a FPF se estende, segundo o governo, a campeonatos organizados por outras entidades.
A explicação da confederação sul-americana para não atrasar em 45 minutos alguns de seus jogos é comercial: consta nos contratos de direitos de transmissão e de patrocínios horários pré-definidos para as partidas.
Dos 15 jogos como mandantes dos cinco paulistas que disputam as Copas Libertadores e Sul-Americana, sete estão marcados para antes das 20h. Além de Santos x Barcelona, esta semana ainda tem Bragantino x Tolima (COL), quinta-feira (22), em Bragança Paulista. Na semana que vem é o Corinthians, no dia 29, que receberá às 19h15 o Peñarol no Neo Quimica Arena.
Veja quais são os jogos que podem dar problema (todos, com exceção de um, marcados para as 19h15):
20/4 - Santos x Barcelona (EQU) (Fox Sports) - Libertadores
22/4 - Bragantino x Tolima (COL) (Conmebol TV) - Sul-Americana
29/4 - Corinthians x Peñarol (URU) (Conmebol TV) - Sul-Americana
4/5 - Santos x The Strongest (BOL) (Conmebol TV) - Libertadores
11/5 - Santos x Boca Juniors (ARG) (Fox Sports) - Libertadores
18/5 - Palmeiras x Defensa Y Justicia (ARG) (Conmebol TV) - Libertadores
27/5 - 19h - Palmeiras x Universitario (PER) (Facebook) - Libertadores
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.