Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

CBF libera visitantes, mas torcida única é mantida para clássicos paulistas

Igor Gomes durante a partida entre São Paulo e Corinthians pelo Brasileirão - Miguel Schincariol/São Paulo FC
Igor Gomes durante a partida entre São Paulo e Corinthians pelo Brasileirão Imagem: Miguel Schincariol/São Paulo FC

Colunista do UOL

30/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) liberou há dez dias torcedores visitantes em jogos do Campeonato Brasileiro, mas isso continua não valendo para confrontos entre os times paulistas das Séries A e B, com exceção do Red Bull Bragantino.

Portaria da Federação Paulista de Futebol de 27 de setembro reiterou a torcida única nas partidas no estado de São Paulo que envolvam Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Guarani e Ponte Preta. O documento acata pedido do Ministério Público, de novembro de 2020, para que a temporada 2021 mantivesse a proibição de visitantes nos encontros entre esses seis times —a intenção é evitar casos de violência.

Em março de 2020, quando começou a pandemia de covid-19, os torneios de futebol foram paralisados e só retornaram em meados do ano passado, com portões fechados. Só houve liberação para volta de público no Brasileirão no início de outubro de 2021, com capacidade dos estádios variando de estado para estado e somente para torcedores dos mandantes.

Em 20 de outubro, a CBF autorizou o retorno de fãs dos visitantes para 10% dos ingressos disponíveis, como manda o Regulamento Geral das Competições. Nos clássicos paulistas, entretanto, isso não será possível, o que ocorre desde 2016 por recomendação da promotoria para tentar evitar confrontos entre torcidas e mortes.

Serão três clássicos ainda neste Brasileirão: Santos x Palmeiras, dia 7 de novembro, Palmeiras x São Paulo, em 17 de novembro e Corinthians x Santos, dia 21 de novembro. Pela Série B, o dérbi campineiro entre Guarani e Ponte Preta já teve seus dois confrontos realizados.

O pedido do Ministério Público ocorreu em 30 de novembro de 2020 e é assinado pelo promotor Roberto Bacal. Na época, não havia previsão de retorno de torcedores aos estádios, mas, mesmo assim, a promotoria fez o pedido à Federação Paulista visando a temporada 2021.