Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Fifa confirma data do Mundial com o Palmeiras; calendário será apertado
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Fifa confirmou as datas do Mundial de Clubes de 2021: de 3 a 12 de fevereiro de 2022, em Abu Dhabi nos Emirados Árabes. O Palmeiras, que venceu o Flamengo no sábado (27) por 2 a 1 na final da Libertadores, disputará a competição. Nesta segunda-feira (29), 13h (de Brasília), ocorrerá o sorteio dos confrontos com transmissão ao vivo no site da Fifa.
Chama a atenção a federação internacional ter marcado o torneio para o início de fevereiro, e não o fim, por alguns motivos. Por exemplo: haverá data-Fifa de seleções terminando dia 1º de fevereiro, dois dias antes do início do Mundial.
O Brasil joga nesse dia contra o Paraguai, em Belo Horizonte, e o goleiro palmeirense Weverton faz parte do elenco de Tite. O Palmeiras só deve estrear no torneio dia 8, com tempo hábil para o goleiro viajar com a delegação. A estreia no Campeonato Paulista será dia 26 de janeiro, contra a Ponte Preta, e o time tem jogos marcados para 30 de janeiro (São Bernardo), 2 de fevereiro (Água Santa), 6 de fevereiro (São Paulo), 9 de fevereiro (Novorizontino) e 13 de fevereiro (Corinthians). Os três últimos serão remarcados.
Nesse período também estará ocorrendo a Copa das Nações da África, o torneio continental de seleções da CAF (Confederação Africana de Futebol). A final está programada para o dia 6 de fevereiro, com o Mundial já em andamento. O representante africano na competição de clubes será o Al-Ahly, do Egito, que na edição 2020, jogada em fevereiro de 2021, bateu o Palmeiras na disputa pelo 3º lugar.
O Chelsea, campeão europeu, também terá calendário apertado. Três dias depois da final do Mundial, dia 15, o clube inglês entrará em campo pela partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões.
Além dos clubes já citados, participam do Mundial o Al-Jazira, representando o país-sede, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, campeão asiático, o Monterrey, do México, vencedor da Champions da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe) e o Auckland City, da Nova Zelândia, indicado pela Oceania já que pelo segundo ano o torneio continental foi cancelado por causa da pandemia.
A covid-19, aliás, fez com que o torneio novamente fosse adiado de dezembro, data convencional. O Japão, sede original, desistiu da organização por não ter garantias de que colocaria público nos estádios, o que geraria prejuízo. A Fifa então cedeu a competição aos Emirados Árabes, que por causa da Fórmula 1 e da Copa Árabe não poderia organizar o evento ainda em 2021.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.