Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Palmeiras passa Grêmio e se torna melhor brasileiro em ranking da Conmebol
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O título da Libertadores 2021 colocará o Palmeiras como melhor brasileiro no ranking de clubes da Conmebol, passando o Grêmio e ficando em terceiro lugar, atrás apenas dos argentinos River Plate e Boca Juniors.
O ranking não é apenas figurativo e serve para a confederação definir a distribuição dos clubes nos potes do sorteio dos grupos da Libertadores. Como atual campeão, o Palmeiras será o cabeça de chave do Grupo A —vice-campeão ao perder a final por 2 a 1 em Montevidéu, no sábado, o Flamengo também será cabeça de chave. O sorteio deve ocorrer em 25 de março.
Hoje em quarto no ranking com 6.629 pontos, o Palmeiras deve chegar a 7.600, ultrapassando o Grêmio. Com 6.950 pontos atualmente, o clube gaúcho caiu na Libertadores-2021 na etapa anterior à fase de grupos e depois, migrando de competição, foi eliminado nas oitavas de final da Sul-Americana, que também dá pontos ao ranking.
O sistema de pontuação é complexo. Como campeão da Libertadores-2021, o Palmeiras ganha 1.000 pontos, mas se leva em conta também as campanhas dos últimos dez anos, que diminui a pontuação proporcionalmente ano a ano, e também um coeficiente histórico desde a primeira edição, em 1960. O campeão nacional de cada um dos dez países filiados leva 50 pontos e se pontuam também os dez últimos anos, proporcionalmente.
O salto do Palmeiras no ranking é significativo. Em 2017, o clube estava em 25º no geral, com pouco mais de dois mil pontos. Era apenas o sétimo melhor brasileiro, atrás de São Paulo, Cruzeiro, Corinthians, Inter, Grêmio e Santos. Desde então, foram dois títulos (2020 e 2021), semifinal (2018), quartas (2019) e oitavas (2017).
A Conmebol deve divulgar em janeiro a edição 2022 do ranking, com o Palmeiras em terceiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.