Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Fifa avalia adiar jogo da Ucrânia para depois de sorteio dos grupos da Copa
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Fifa recebeu oficialmente o pedido da Associação de Futebol da Ucrânia para adiar o jogo contra a Escócia, marcado para 24 de março, pela repescagem das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo do Qatar. O país está sob ataque da Rússia há nove dias e alega que terá dificuldade para reunir os jogadores da seleção, já que o deslocamento na região está comprometido por causa do conflito militar.
Em carta, a federação da Escócia já se mostrou favorável ao adiamento. A Fifa, apurou a coluna, está em contato com a Uefa (União Europeia de Futebol) e ambas estão propensas a aceitar o pedido. Uma consulta será feita às federações do País de Gales e da Áustria, que também serão afetadas por um adiamento já que estão na chave de ucranianos e escoceses na repescagem.
Se confirmada a mudança, o jogo deve ocorrer em junho, quando há uma janela de jogos de seleções mais longo, de 16 dias, e que terá partidas no Qatar, entre 13 e 14, da repescagem mundial das Eliminatórias entre países das Américas, da Ásia e da Oceania — Escócia x Ucrânia será mantido para Glasgow. A ideia da Fifa é que País de Gales e Áustria se enfrentem em 24 de março e o vencedor espere junho para encarar quem ganhar de escoceses e ucranianos.
Esse adiamento faria com que o sorteio dos grupos da Copa do Qatar, que será em 1º de abril em Doha, tivesse uma terceira seleção ainda não classificada, criando mais um asterisco na divisão das chaves. No momento, duas equipes ainda não estarão definidas: o vencedor das repescagens entre o quinto das Eliminatórias da América do Sul contra o quinto da Ásia e o quarto da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe) versus o campeão da Oceania — esses confrontos serão definidos em março.
A Rússia, que iria enfrentar a Polônia na repescagem, foi suspensa de competições internacionais por causa da guerra e não poderá jogar. A tendência é que a seleção de Robert Lewandowski avance de fase e aguarde o duelo entre Suécia e República Tcheca. Os russos recorreram da suspensão ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça, alegando irregularidades na decisão conjunta de Fifa e Uefa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.