Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Segurança é motivo principal para jogo do São Paulo mudar de cidade no Peru

Estádio Nacional de Lima, no Peru, que receberá Ayacucho x São Paulo pela Copa Sul-Americana nesta quinta-feira - Staff images /CONMEBOL
Estádio Nacional de Lima, no Peru, que receberá Ayacucho x São Paulo pela Copa Sul-Americana nesta quinta-feira Imagem: Staff images /CONMEBOL

Colunista do UOL

07/04/2022 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Mais do que a logística, pesou para a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) alterar o local da partida do São Paulo nesta quinta-feira (7) pela Copa Sul-Americana a segurança em solo peruano, país que convive com protestos contra o governo. O confronto contra o Ayacucho saiu de Cusco para a capital Lima — o horário foi mantido para as 21h30, sem público.

A recomendação de alteração foi feita pelo governo peruano à confederação — representantes do estado e da entidade estão desde terça-feira (5) em contato direto após Sporting Cristal x Flamengo quase ser adiado — o jogo ocorreu no mesmo estádio Nacional com vitória brasileira por 2 a 0. Havia temor de que protestos em Cusco impedissem a realização do jogo ou até colocasse em risco a integridade dos profissionais que estivessem na cidade para trabalhar. Há, pelo governo, um melhor controle de segurança na capital do que em cidades do interior.

O Peru vive uma onda de manifestações recentes por causa de custos no transporte, que fez com que o presidente Pedro Castillo instaurasse um toque de recolher na terça-feira. A medida por pouco não forçou o cancelamento de Flamengo x Sporting Cristal, pela Libertadores, que ocorreu com atraso de meia hora e sem público. Na quarta (6) o River Plate jogou contra o Alianza Lima, também no estádio Nacional, com segurança reforçada.

Apesar de os aeroportos no Peru funcionarem normalmente, havia também receio de que profissionais que trabalharão no jogo, como delegados da Conmebol e imprensa, não conseguissem chegar a Cusco, a mais de 1 mil km de Lima. Essas pessoas dependem de voos comerciais, enquanto os clubes viajam de voos fretados.

A mudança livra o São Paulo de atuar na cidade mais alta entre as sedes das partidas da fase de grupos da Sul-Americana. Cusco está localizada a 3.400m do nível do mar, enquanto Lima é uma cidade litorânea.

O São Paulo viajou no início da tarde de quarta (6) para o Peru. A programação inicial previa uma hospedagem em Lima até poucas horas antes de jogo, como uma maneira de amenizar os efeitos da altitude de Cusco.

O Ayacucho, adversário do São Paulo, é da cidade peruana de mesmo nome, localizada a 556km da capital Lima. A equipe levou seus jogos para Cusco, a 500 km, por causa da capacidade do estádio Estádio Inca Garcilaso de la Vega, que comporta pouco mais de 40 mil pessoas.