Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Copa de 2026 terá seleções fixas em sedes para evitar longos deslocamentos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Fifa anunciou nesta quinta-feira (16) as 16 cidades que receberão jogos da Copa do Mundo de 2026, a primeira com 48 participantes e também pela primeira vez realizada em três países — EUA, México e Canadá. Como a coluna contou ontem, os canadenses terão só duas sedes, Vancouver e Toronto, depois que Edmonton ficou fora. Os EUA terão 11 cidades e o México, três.
A organização dividiu as sedes em três regiões, oeste, central e leste, e pretende regionalizar a competição. As seleções deverão jogar, até o possível, na mesma região, para evitar grandes deslocamentos, mudanças de fuso horário e também facilitar para os torcedores que queiram acompanhar somente jogos da equipe de seu país.
São as sedes:
Oeste
Vancouver (CAN) - BC Place Stadium
Seattle - Lumen Field
San Francisco - Levi's Stadium
Los Angeles - SoFI Stadium
Guadalajara (México) - Akron Estádio
Central
Kansas City - Arrowhead Stadium
Dallas - At&T Stadium
Houston - NGR Stadium
Atlanta - Mercedes-Benz Stadium
Monterrey - BBVA Bancomer Stadium
Cidade do Mexico - Azteca
Leste
Toronto - BMO Field
Boston - Gillette Stadium
Philadelphia - Lincoln Financial Field
Nova York/Nova Jersey - MetLife Stadium
Miami - Hard Rock Stadium
A ideia é que cinco grupos fiquem como sede no Oeste, cinco no leste e seis na central — serão 16 grupos de três seleções no novo formato. Até as oitavas de final ocorrerão jogos nos três países, a partir das quartas somente nos EUA. O principal hub aéreo da Copa será Atlanta, que deverá receber jogos até as quartas de final.
Na região de Los Angeles, o moderno SoFI, das franquias da NFL (liga de futebol americano) Los Angeles Rams e Los Angeles Charges receberá os jogos, deixando de lado o tradicional Rose Bowl, sede da final da Copa do Mundo de 1994 entre Brasil e Itália (vitória brasileira nos pênaltis). É um dos candidatos a ter a abertura ou final, junto com Dallas e Nova York/Nova Jersey. Essas três cidades e a Cidade do México concorrem para ter a abertura.
Ficaram fora da lista Cincinnati, Nashville, Denver, Orlando, Baltimore/Washington e Edmonton, no Canadá.
FORMATO
A Copa de 2026 terá 16 grupos de três equipes e os dois primeiros de cada se classificam para as fases eliminatórias — 16 avos, oitavas de final, quartas, semis e a finalíssima. O campeão, portanto, fará o mesmo número de jogos do formato atual com 32 participantes, sete.
A Conmebol ganhou duas vagas diretas a mais no novo regulamento, portanto seis seleções avançam, enquanto uma sétima disputa a repescagem mundial. A Fifa deve enxugar, entretanto, as datas das eliminatórias, o que forçará a confederação sul-americana a abandonar o sistema de pontos corridos atual.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.