Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Colômbia reforça lobby para receber a final da Libertadores em 2023

Junior Barranquilla x Fluminense, pela Copa Sul-Americana-2022, no Roberto Melendez - RAUL ARBOLEDA/AFP
Junior Barranquilla x Fluminense, pela Copa Sul-Americana-2022, no Roberto Melendez Imagem: RAUL ARBOLEDA/AFP

Colunista do UOL

14/07/2022 15h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Federação de Futebol da Colômbia reafirmou seu desejo de receber a final da Copa Libertadores em 2023. O país organiza atualmente a Copa América feminina e os cartolas apresentaram ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, durante visita dele para a abertura do torneio de seleções, os estádios Metropolitano Roberto Melendez, em Barranquilla, e o Atanasio Girardot, em Medellín, como opções.

A coluna apurou que os colombianos argumentaram que perderam a Copa América masculina, por causa de tensão social que gerou protestos violentos no país, e que a final da Libertadores poderia ser uma espécie de compensação. A Conmebol vê com bons olhos a decisão em solo colombiano, mas analisará tecnicamente cada estádio proposto.

O torneio de seleções masculino seria em 2020, foi adiado para 2021 por culpa da pandemia, mas o governo colombiano desistiu da organização devido à insegurança causada pelas manifestações. A Argentina, que dividiria a sede, também abriu mão, mas por causa da covid-19. O Brasil recebeu o campeonato novamente dois anos depois de ter sido o anfitrião em 2019.

O palco da final da Libertadores-2023 será anunciado em breve. Há outros candidatos, que se apresentaram em fevereiro de 2021, inclusive brasileiros: o Beira-Rio, em Porto Alegre, e o Morumbi, em São Paulo. Sete estádios na Argentina, incluindo La Bombonera e o Monumental de Nuñez, e dois no Peru também estão numa lista que será analisada.

A Conmebol divulgou na semana passada seu calendário de 2023 e a final da Libertadores em jogo único foi marcada para 11 de novembro. Em 28 de outubro do ano que vem ocorrerá a decisão da Copa Sul-Americana, que deve ser confirmada para o Mané Garrincha, em Brasília. O estádio brasileiro seria sede da final da edição 2022, mas a data, 1 de outubro, inviabilizou a organização porque é véspera da eleição geral no Brasil.

A Conmebol cedeu a decisão à cidade de Córdoba (Argentina), no estádio Mário Kempes. A final da Libertadores-2022 será em 29 de outubro, no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil (Equador).