Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

As cidades dos EUA que podem receber Mundial que terá Flamengo ou Athletico

Seattle Sounders venceu Concachampions e será primeiro time da MLS no Mundial - Reprodução/Seattle Sounders
Seattle Sounders venceu Concachampions e será primeiro time da MLS no Mundial Imagem: Reprodução/Seattle Sounders

Colunista do UOL

13/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A direção da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe) e a federação norte-americana sugeriram duas opções combinadas de cidades nos Estados Unidos para serem sedes do Mundial de Clubes-2022, que, por causa do calendário, será disputado em 2023 em mês ainda a definir. A possibilidade do torneio ocorrer no país ganhou força nos últimos dias, como noticiado pelo jornal espanhol "As". A China, como mostrou a coluna, é a principal concorrente.

O Mundial terá um time brasileiro, já que Flamengo e Athletico-PR estão na final da Libertadores — o jogo único será em 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador.

Há duas possibilidades para a competição nos EUA, uma na costa oeste e outra na leste:

1) Na primeira a cidade de Seattle, que terá o time local do Seattle Sounders como primeiro representante da MLS (a liga de futebol dos EUA) no Mundial de Clubes, seria a principal sede — jogos no Lumen Field. Duas opções como segundo estádio seriam as regiões metropolitanas de San Francisco, com o Levi's Stadium, em Santa Clara, e de Los Angeles, com o Rose Bowl, em Pasadena. Os dois primeiros foram escolhidos como sedes da Copa do Mundo de 2026, que será nos EUA, no México e no Canadá.

2) A segunda opção seria realizar o Mundial na Flórida, com partidas em Miami e Orlando. Essa possibilidade, num primeiro momento, agrada mais a Fifa por dois motivos: público latino mais forte na região e deslocamento menor para os participantes que viajarão da Europa, da América do Sul e da África.

Como o regulamento do Mundial não permite que dois clubes do mesmo país joguem a competição, se os EUA forem confirmados como sede o mexicano Pumas participará por ter sido o vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf — jogará a primeira fase, contra o Auckland City, campeão da Oceania. Real Madrid, vencedor da Liga dos Campeões europeia, e o africano Wydad, do Marrocos, também já estão classificados.

Calendário

Uma decisão deve ser tomada nas próximas semanas, não só quanto à sede, mas também às datas. A direção da Fifa quebra a cabeça para definir o calendário porque uma mudança no sistema de disputa da Liga dos Campeões da Ásia fará com que o campeão só seja conhecido no fim de fevereiro do ano que vem, mês preferido da Fifa para a realização do Mundial.

A AFC (Associação Asiática de Futebol) alterou o calendário em 2022 de seu principal torneio de clubes. Alegando que a Copa do Mundo do Qatar, que será disputada entre novembro e dezembro, atrapalharia disputa entre equipes dessa região, a definição do finalista da Ásia Ocidental, onde se concentram os times do Oriente Médio, será apenas em 10 de fevereiro de 2023.

Com isso a decisão da competição, que classifica ao Mundial, só ocorrerá em 26 de fevereiro. O finalista da Ásia Oriental, região que concentra times japoneses e sul-coreanos, já foi definido e será o Urawa Red Diamonds, do Japão, que terá que esperar até fevereiro para jogar a final.

As duas últimas edições do Mundial ocorreram não em dezembro, como normalmente acontecia desde 2005, mas em fevereiro do ano seguinte: a de 2020 em 2021 e a de 2021 em 2022, essas duas devido aos atrasos no calendário ocorridos por causa da pandemia de covid-19. Este ano o problema é a Copa do Mundo do Qatar, que obrigará o Mundial a ser, novamente, no ano seguinte.

O período ideal em 2023, para a Fifa, é o início de fevereiro, mas desta vez não se conhecerá o representante asiático até o fim desse mês. Uma possibilidade é jogá-lo em março, mas haverá confronto de datas com as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, que provavelmente terá a presença do Real Madrid, o representante da Europa no Mundial.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, a liga americana de futebol se chama MLS (Major League Soccer), e não MSL. O erro foi corrigido.