Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Conmebol tenta acordo para ter a final São Paulo x Del Valle em TV aberta

Calleri briga pela bola com Klaus em São Paulo x Atlético-GO, jogo da Sul-Americana - Ricardo Moreira/Getty Images
Calleri briga pela bola com Klaus em São Paulo x Atlético-GO, jogo da Sul-Americana Imagem: Ricardo Moreira/Getty Images

Colunista do UOL

14/09/2022 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A direção da Conmebol tenta destravar acordos comerciais para que a final da Copa Sul-Americana entre São Paulo e Independiente Del Valle (Equador), dia 1º de outubro, tenha transmissão em TV aberta para o Brasil. O jogo ocorrerá às 17h (de Brasília) no estádio Mario Kempes, em Córdoba (Argentina).

Por enquanto a partida tem exclusividade da TV Conmebol, canal pay-per-view da entidade — há possibilidade de que o sinal seja aberto para assinantes das operadoras de TV a cabo Sky e Claro, como ocorreu na semifinal entre São Paulo x Atlético-GO. Mas, como publicou o site Notícias da TV, a confederação sul-americana gostaria de um alcance maior de audiência e tenta viabilizar a TV aberta e outra opção na fechada.

O SBT, que comprou os direitos da Sul-Americana para o ciclo de 2023 a 2026, demonstrou interesse para TV aberta — a Globo, que a partir do ano que vem voltará a transmitir a Libertadores, não negocia pela final da Sul-Americana deste ano. O Grupo Disney, por meio da ESPN e de seu streaming Star+, que também passará a competição a partir de 2023, é a opção para TV fechada, além do provável sinal aberto na Claro e na Sky.

Não é, entretanto, uma operação tão simples de ser concretizada por causa de acordos comerciais fechados pela Conmebol e que envolvem as operadoras Claro e Sky. A coluna apurou que o valor que as empresas interessadas pagariam pelo jogo seria alto, justamente para compensar quantias já pagas por patrocinadores por exclusividade e para a Conmebol viabilizar a existência de sua TV.

a TV Conmebol, criada basicamente para que o torneio tivesse transmissão para o Brasil durante o apagão das transmissões em aberta e fechada e que era exclusiva de algumas operadoras. A Conmebol fez uma parceria com o BandSports para ter equipe para transmitir os jogos.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2022/05/12/concorrencia-conmebol-libertadores-sul-americana-direitos-tv.htm?cmpid=copiaecola

A TV Conmebol foi criada em 2020 basicamente para que a Copa Sul-Americana passasse para o Brasil durante o apagão das transmissões em aberta e fechada e é exclusiva de algumas operadoras. A Conmebol fez uma parceria com o BandSports para ter equipe para transmitir os jogos.

Como não haverá mais a Sul-Americana por meio do modelo pay-per-view em 2023 será o fim da TV Conmebol. O SBT venceu concorrência com a Globo pela Sul-Americana no ciclo 23/26 e a competição também voltará à TV fechada, com a compra pelo Grupo Disney (ESPN e Star+) com o pacote principal, que tem preferência da escolha dos jogos, e pelo grupo Viacom (Paramount +) com o segundo combo.

O contrato de highlights, os melhores momentos que serão mostrados com delay (atraso) de alguns minutos, quem levou para a Sul-Americana foi a OneFootball, empresa com sede na Alemanha e que detém o direito de vários campeonatos (para o Brasil a Bundesliga, por exemplo).