Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa oficializa janela de amistosos na véspera da Copa do Qatar em novembro

Brasil faz em setembro últimos preparativos antes da Copa do Mundo - Reprodução / Instagram @cbf_futebol
Brasil faz em setembro últimos preparativos antes da Copa do Mundo Imagem: Reprodução / Instagram @cbf_futebol

Colunista do UOL

24/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em comunicado enviado aos filiados na última quinta-feira (22), a Fifa informou que estendeu a todas as seleções nacionais, mesmo para aquelas não classificadas à Copa do Mundo do Qatar, a garantia contra lesões a jogadores convocados para o período pré-Mundial, de 14 a 20 de novembro. Isso cria uma espécie de data Fifa adicional em 2022, em que equipes que não disputarão o torneio poderão realizar amistosos respaldados pela entidade.

Dezenas de associações que não estarão no Qatar entraram em contato com a federação internacional nos últimos meses questionando se poderiam realizar amistosos durante o período de preparação para a Copa do Mundo, definido desde 2015, entre 14 e 20 de novembro. É quando os clubes são obrigados a liberar seus jogadores, mas oficialmente apenas para as nações classificadas ao Mundial.

No documento enviado aos filiados, assinado pela secretária-geral, Fatma Samoura, a Fifa explica que estendeu durante esses sete dias a garantia de indenização a clubes que tiverem jogadores lesionados atuando por seleções nacionais. Com isso espera-se que vários confrontos amistosos sejam marcados no período, inclusive por equipes que estejam classificadas para a Copa do Mundo contra times que não estejam.

"O fato de que estes amistosos para federações não participantes [da Copa] podem ser o único contato esportivo com jogadores de setembro de 2022 a março de 2023, a Fifa incentiva todos os clubes e não associações membro participantes [da Copa] que planejam amistosos no período de preparação entre 14 e 20 de novembro de 2022 para trocar bilateralmente sobre este assunto e encontrar acordos com o objetivo de liberar jogadores durante o período de preparação", diz o comunicado.

Mesmo com o curto período de preparação para a Copa, sete dias apenas até a abertura entre 14 e 20 de novembro, as seleções que estarão no Qatar podem marcar amistosos no período, já que não há proibição pelo regulamento. Normalmente os clubes são obrigados a liberar os atletas três semanas antes do jogo inaugural de uma Copa, com a primeira obrigatória de folga, mas para o Qatar isso se tornou inviável por causa do calendário.

A Copa entre novembro e dezembro (para minimizar o calor do Oriente Médio), e não nos tradicionais meses de junho e julho, faz com que a temporada de clubes esteja em andamento na maioria dos países, incluindo a elite europeia que cede mais jogadores. Por isso, a liberação desses atletas às seleções só ocorrerá em 14 de novembro.

Na tabela original, a Copa começaria em 21 de novembro, com quatro partidas, mas a organização pediu a antecipação em um dia para que o jogo inaugural fosse do país-sede, o Qatar, e a festa de abertura ocorresse no primeiro confronto. O jogo será contra o Equador, às 13h (de Brasília). O Brasil, que não deve realizar amistosos nesse período pré-Copa, estreia dia 24 de novembro, contra a Sérvia (16h de Brasília). A final será em 18 de dezembro.