Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Debate Lula x Bolsonaro atrapalha final da Libertadores feminina na Globo

Palmeiras e Corinthians se enfrentam pelo Brasileirão Feminino de 2022 - Flickr CBF/ Mauro Horita
Palmeiras e Corinthians se enfrentam pelo Brasileirão Feminino de 2022 Imagem: Flickr CBF/ Mauro Horita

Colunista do UOL

07/10/2022 10h45

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O debate presidencial do 2º turno entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), dia 28 de outubro, deve atrapalhar a transmissão da final da Libertadores feminina em TV aberta, caso Corinthians ou Palmeiras estejam lá neste mesmo dia.

A Globo, como revelou a coluna, tem a intenção de transmitir semifinais e final se um dos dois clubes estiverem presentes, mas a grade parece ser um empecilho — a Ferroviária também participa do torneio que será realizado em Quito, no Equador, de 13 a 28 de outubro. O SporTV, canal a cabo do Grupo Globo, e a Pluto TV, streaming gratuito do Grupo Paramount, transmitirão os jogos da Libertadores feminina.

O debate foi marcado para as 21h30, uma hora antes do horário daquele realizado no primeiro turno (que começou 22h30). Com isso, a Globo terá toda a grade impactada e mais curta para programas tradicionais como Jornal Nacional e novelas. Esperando definição das empresas detentoras de direito, a Conmebol deixou em aberto a hora das fases finais (quartas, semis e decisão) da Libertadores feminina.

A ideia era que semifinais (nos dias 25 e 26 de outubro) e final fossem realizadas à tarde, entre 15h e 16h de Brasília (13h e 14h do Equador), melhor horário para encaixe na grade da Globo. Mas a confirmação do debate faz com que seja arriscado para a emissora colocar uma partida em sua programação pela imprevisibilidade — além da possibilidade de disputa de pênaltis em caso de empate após 90 minutos, o jogo pode atrasar por motivos extracampo, por exemplo, afetando toda a grade em um dia atípico devido ao debate.

As semifinais não bateriam de frente com a grade atípica, mas o entendimento de Conmebol e Globo é que não fará sentido passar as semis na TV aberta se a final não poderá passar. De qualquer maneira essas partidas terão transmissão pelo SporTV e de maneira gratuita pela Pluto TV, streaming do Grupo Paramount. A Conmebol deve anunciar nos próximos dias oficialmente as emissoras detentoras dos direitos.

Os jogos
O Corinthians, atual campeão e cabeça de chave do Grupo A, estreia dia 13 de outubro contra o Deportivo Cali (COL), às 19h15 (de Brasília), no estádio Gonzalo Pozo Ripalda (do Aucas). A Ferroviária, que está no Grupo B, começa sua participação no mesmo dia, também às 19h15 (de Brasília), contra o Club Nañas (Equador), no estádio Banco Guayaquil (do Independiente Del Valle).

Já o Palmeiras estreia no dia seguinte, 14 de outubro, às 19h15 (de Brasília), contra o Libertad Limpeño (PAR) no Banco Guayaquil. São 16 equipes participantes divididas em quatro grupos de quatro, com o primeiro e segundo colocados se classificando para as quartas de final, quando começa a fase eliminatória até a decisão.

Com base no regulamento, Corinthians e Palmeiras só podem se cruzar na decisão, independentemente se passarem para as quartas com primeiro ou segundo de suas chaves. As fases finais serão disputadas no estádio Rodrigo Paz Delgado, conhecido como Casa Blanca e que pertence à LDU.

Com base no regulamento, Corinthians e Palmeiras só podem se cruzar na decisão, independentemente se passarem para as quartas com primeiro ou segundo de suas chaves. As fases finais serão disputadas no estádio Rodrigo Paz Delgado, conhecido como Casa Blanca e que pertence à LDU.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2022/09/21/corinthians-palmeiras-libertadores-feminina-quito.htm?cmpid=copiaecol