Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Governo criará consulado provisório em Guayaquil para final da Libertadores
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O governo brasileiro vai disponibilizar um serviço de consulado em Guayaquil durante o fim de semana da final da Libertadores. Flamengo e Athletico se enfrentam em 29 de outubro, a partir das 17h, no estádio Isidro Romero Carbo.
O consulado provisório funcionará de 28 de outubro a 1º de novembro e servirá de apoio aos brasileiros que vão viajar ao Equador e precisarem resolver questões como perda de documentos ou se ocorrer algum outro problema com autoridades locais.
Os organizadores da partida esperam cerca de 20 mil turistas em Guayaquil, a maior parte brasileiros. O governo local projetava mais de 50 mil pessoas, mas isso não vai se concretizar.
O valor alto das passagens áreas e hospedagens inibiu a compra de pacotes por parte de torcedores de Flamengo e Athletico, além da logística de sair do Rio ou de Curitiba até Guayaquil ser complexa sem voos diretos do Brasil.
A embaixada do Brasil em Quito, capital equatoriana, solicitou ao Itamaraty a autorização para o serviço de consulado em Guayaquil porque na cidade não há qualquer representação oficial do governo brasileiro e seria inviável aos torcedores se deslocarem a Quito, a 430 km, se tivessem problemas mais graves.
O consulado provisório deve ser instalado no salão de um hotel, ainda a ser definido. As delegações de Flamengo e Athletico precisam chegar a Guayaquil no dia 26 de outubro, como determina o regulamento da Libertadores. Torcedores já são esperados na cidade no início da próxima semana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.