Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Palmeiras é único clube que pode ter campeões pelo Brasil em todas as Copas

Weverton depois de amistoso da seleção brasileira contra a Coreia do Sul - Lucas Figueiredo/CBF
Weverton depois de amistoso da seleção brasileira contra a Coreia do Sul Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

07/11/2022 13h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Somente dois clubes tiveram jogadores convocados nos cinco títulos mundiais da seleção brasileira, Palmeiras e São Paulo. Com a relação de Tite para a Copa do Mundo do Qatar anunciada nesta segunda-feira (7), apenas o Palmeiras poderá seguir nesta lista, caso o título em Doha aconteça.

O goleiro palmeirense Weverton, sem surpresa, foi convocado. Só outro clube brasileiro, o Flamengo, terá jogadores atuando pelo Brasil no Qatar, o meia Everton Ribeiro e o atacante Pedro. O clube carioca teve jogadores campeões em 1958 (na Suécia), 1970 (no México), 1994 (nos EUA) e 2002 (no Japão e na Coreia do Sul), mas não em 1962 (no Chile).

Até 1978, na Argentina, o Brasil só teve em Mundiais jogadores que atuavam em times brasileiros. Isso começou a mudar na década de 1980, quando astros do país passaram a jogar com mais frequência em times da Europa — em 1982, na Copa da Espanha, Falcão foi chamado com contrato com a Roma (ITA) e Dirceu Lopes com o Atlético de Madrid (ESP).

Nos títulos de 1958, 1962 e 1970, portanto, só jogadores que atuavam no Brasil ganharam Copas. Eram de 12 times diferentes: Fluminense, Vasco, Botafogo, Flamengo, Bangu, Palmeiras, São Paulo, Santos, Corinthians, Grêmio, Cruzeiro e Atlético-MG.

A partir dos anos 1980 o número de convocados de clubes do exterior e brasileiros foi se equilibrando e hoje, como a lista de Tite mostra, a maioria atua fora do país. No título de 1994, sete clubes brasileiros cederam jogadores e no de 2002, oito (com a inclusão do Atlhetico-PR na lista com jogadores campeões mundiais pelo Brasil). Sempre com palmeirenses e são-paulinos.

Em 1958, o Palmeiras teve só um convocado, Mazzola. Curiosamente ele jogaria o Mundial seguinte, no Chile, pela Itália com o seu sobrenome de batismo, Altafini. Na época o atacante atuava pelo MIlan (ITA) e o Brasil não chamava jogadores que estivessem fora do país. O São Paulo teve três nomes na Suécia: De Sordi, Mauro e Dino Sani.

Em 1962, Djalma Santos, que em 1958 era da Portuguesa, estava no Palmeiras e levou sua segunda Copa, assim como Vavá, que quatro anos antes era jogador do Vasco. O meia Zequinha fechava o trio palmeirense, com dois são-paulinos, os zagueiros Bellini e Junqueira.

Em 1970 o jovem goleiro palmeirense Leão, de apenas 20 anos, foi convocado como opção ao titular Félix (Fluminense) e ao reserva Ado (Corinthians). O zagueiro Baldocchi também atuava no Palmeiras e esteve no México, com o meia Gerson sendo o são-paulino na ocasião.

Em 1994, já com a "concorrência" dos jogadores que atuavam em peso na Europa, o Palmeiras como atual campeão brasileiro teve os meias Mazinho (também lateral-direito) e Zinho convocados por Carlos Alberto Parreira e titulares durante a campanha. O São Paulo cedeu o goleiro Zetti, o lateral-esquerdo Leonardo e o atacante Muller.

Em 2002, o técnico Luiz Felipe Scolari apostou em muitos atletas que atuavam no Brasil: dos 23 convocados, 13 eram de clubes nacionais. Pelo Palmeiras foi Marcos, goleiro de confiança de Felipão e titular no pentacampeonato. Pelo São Paulo eram três as opções: o goleiro Rogério Ceni, o lateral-direito Belletti e o meia de apenas 20 anos Kaká, futuro melhor jogador do mundo.

O Brasil está no Grupo G da Copa do Mundo de 2022. Estreia dia 24 de novembro, contra a Sérvia (16h de Brasília), depois joga dia 28, frente a Suíça (13h de Brasília) e dia 2 de dezembro diante de Camarões (16h de Brasília).

VEJA OS CLUBES BRASILEIROS QUE CEDERAM JOGADORES NOS ANOS DOS TÍTULOS MUNDIAIS DA SELEÇÃO

1958
Fluminense
Vasco
Corinthians
Portuguesa
São Paulo
Botafogo
Flamengo
Bangu
Santos
Palmeiras

1962
Santos
Fluminense
Palmeiras
Botafogo
São Paulo
Bangu
Portuguesa

1970
Fluminense
Palmeiras
Corinthians
Santos
Portuguesa
Grêmio
Flamengo
Cruzeiro
São Paulo
Botafogo
Atletico-MG

1994
Palmeiras
Vasco
Fluminense
São Paulo
Cruzeiro
Corinthians
Flamengo

2002
Palmeiras
Corinthians
Atlético-MG
São Paulo
Grêmio
Athletico-PR
Flamengo
Cruzeiro

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, a Copa da Coreia/Japão aconteceu em 2002, e não 2022. O erro foi corrigido.