Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Como será a parceria entre Ronaldo e Casimiro para a transmissão da Copa
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O streamer Casimiro Miguel e o ex-atacante Ronaldo acertaram parceria sobre os direitos de transmissão da Copa do Mundo do Qatar. Isso envolve o Fifa+, o streaming da Fifa que, como revelou a coluna na quinta-feira, terá ao vivo para o Brasil as 64 partidas do Mundial.
Ronaldo será um dos parceiros para promover o Fifa+ em seu canal digital. A Ronaldo TV receberá os highlights, os melhores momentos, de todos os jogos do Mundial, aos quais Casimiro tem direito (22 ao vivo) no Youtube e na Twitch. As imagens serão cedidas pela LiveMode, empresa contratada pela Fifa para produzir a transmissão em seu streaming e nos canais de Casimiro.
Como parte do acordo, Casimiro reagirá à cobertura da Ronaldo TV no Qatar e Ronaldo participará de três lives nos canais do streamer — com datas a serem definidas. Profissionais do veículo do ex-centroavante da seleção, como a repórter Isabela Pagliari e os comentaristas Victor Canedo e Felipe Solari, já apareciam como integrantes da cobertura da Copa do Mundo de Cazé.
Os 22 jogos que Casimiro transmitirá em suas redes serão replicados no Fifa+. Além da partida inaugural estarão todos os confrontos da seleção brasileira, as semifinais e a final, em 18 de dezembro. Os 42 jogos restantes que Casimiro não poderá passar ao vivo em seu canal serão transmitidos pelo Fifa+ com equipes de narração e comentário próprias. O elenco completo é:
Narradores: Luís Felipe Freitas, Chicungunha, Raony Pacheco, Kaio Cezar e Michell Santana
Comentaristas: Casimiro, Victor Canedo, Edurado Barthen, Raphael Resende, Felipe Rolim e Braune
Ex-jogadores: Juninho Pernambucano, Júnior Baiano, Gilberto, Emerson e Edmílson.
O jogo de abertura neste domingo entre Qatar x Equador, às 13h de Brasília, terá a narração de Luis Felipe Freitas e comentários de Casimiro, Beltrão (streamer) e do ex-jogador Juninho Pernambucano, que esteve na Copa de 2006 na Alemanha. O confronto estará nos canais de Casimiro do Youtube e da Twitch e também no Fifa+.
Os jogos via YouTube e Fifa+ vão concorrer diretamente com a Globoplay e o Ge.com, plataformas digitais do Grupo Globo. A emissora manteve a exclusividade da Copa-2022 para TVs aberta e fechada (SporTV), mas perdeu a dos direitos digitais, que passou a dividir com a Fifa após readequação no contrato com a renegociação de dívida causada pela pandemia.
Inicialmente a Fifa não pretendia transmitir para o Brasil os jogos da Copa em seu streaming, lançado em abril. A ideia de ter 40 mil jogos ao vivo por ano de mais de 100 federações era o de focar em torneios de menor projeção, ou de base, e não colocar de graça as Copas masculina e feminina, que rendem milhões de dólares em direitos de transmissão.
Aos poucos a direção da entidade foi mudando de ideia e resolveu usar os direitos digitais recuperados no Brasil para testar audiência e retorno de patrocinadores com jogos de seu principal produto. Para a maioria dos países há bloqueio da transmissão digital, já que empresas compraram com exclusividade, não para o Brasil. Para a Copa do Mundo de 2026, por exemplo, a entidade ainda vai negociar contratos e pode evitar dar exclusividade digital, abrindo caminho para usar sua plataforma e ganhar dinheiro com isso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.