Topo

Marcel Rizzo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Copa: empate entre Sérvia e Camarões cria bons cenários para Tite no Qatar

Colunista do UOL

28/11/2022 09h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O empate entre Camarões e Sérvia na manhã desta segunda-feira (horário de Brasília) faz o Brasil se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar se vencer a Suíça no confronto que começa às 13h. Para Tite um cenário importante por dois motivos, além claro de alívio caso a vaga antecipada seja assegurada:

1) Neymar e Danilo ganham mais dias para se recuperar tranquilamente das lesões nos tornozelos. Se a vaga não chegar nesta segunda-feira, e a atuação do time deixar a desejar, Tite pode se ver obrigado a antecipar o retorno da dupla para o confronto de sexta-feira frente Camarões mesmo se eles não estiverem 100% recuperados;

2) Tite deve poupar jogadores importantes, como Casemiro e Vini Jr., e testar opções em condições de jogo, não de treino, para as fases finais. Atletas como Bruno Guimarães e Rodrygo podem ganhar mais tempo em campo.

O técnico da seleção brasileira acertou ao usar as três vagas extras (26 convocados) no setor ofensivo. O problema do Brasil nas três últimas Copas foi não ter opções de ataque para alterar plano de jogo em dificuldade.

Também houve acerto em apostar numa nova geração com Vini Jr., Rodrygo, Raphinha, Martinelli e Antony, mas são atletas estreantes em Mundiais e alguns com pouca rodagem pela seleção em qualquer competição. Importante ganharem minutagem e jogo "quase amistoso" é o ideal para isso.

Para isso dar certo, claro, é preciso vencer a Suíça logo mais.