Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Messi vai igualar, e ainda pode passar, recorde histórico de equatoriano

Colunista do UOL

30/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A classificação da Argentina para as oitavas de final da Copa do Qatar em confronto contra a Polônia, nesta quarta-feira (30), é necessária para Lionel Messi, 35, manter o sonho de conquistar um Mundial, já que este deve ser seu último. Mas fará também o camisa 10 atingir uma marca histórica: com mais dois jogos, ele se tornará o sul-americano que mais vezes entrou em campo por uma seleção.

Os dados são os oficiais da Fifa, que os compila em um documento chamado "Clube dos Cem da Fifa". A entidade enumera todos os atletas que jogaram 100 ou mais partidas por suas equipes nacionais principais. Nessa conta, Messi fará contra os poloneses no estádio 974 seu jogo de número 168 com a camisa da Argentina, igualando o equatoriano Iván Hurtado como o sul-americano que mais vezes defendeu seu país.

Se a Argentina se classificar para as oitavas de final, e Messi estiver em campo, ele fará a 169ª partida e passará Hurtado, zagueiro que defendeu a seleção do Equador entre 1992 e 2014, com duas Copas no currículo, 2002 e 2006. Ele é considerado um dos grandes jogadores da história do país.

Messi estreou pelo time principal da Argentina no dia 17 de agosto de 2005, em um amistoso contra a Hungria. Pouco mais de um ano antes, ele foi chamado para um amistoso contra o Paraguai, pelo sub-20, para evitar que a Espanha o convocasse primeiro — a Fifa não contabiliza esse confronto.

Contra os húngaros, Messi entrou no segundo tempo, atuou menos de um minuto e foi expulso após acertar o braço em um adversário quando tentou proteger a bola. O técnico era José Pekerman, que claro não se importou com isso, afinal tinha um craque nas mãos. Messi foi convocado no ano seguinte, 2006 na Alemanha, para a primeira de suas cinco Copas do Mundo.

Na conta da Fifa, o atacante Bader Al-Mutawa é o jogador que mais vezes vestiu a camisa de uma seleção. Ainda em atividade aos 37 anos, ele atuou pelo Kuwait em 197 confrontos.

O atleta com mais partidas pelo Brasil é Cafu, capitão do Penta em 2002, que vestiu a amarelinha (ou a azul) em 142 oportunidades entre 1990 e 2006 -- Roberto Carlos é o seguinte, com 125 jogos entre 1992 e 2006. Logo atrás está Dani Alves, com 124, que aos 39 anos está no Qatar e pode empatar ou até passar Roberto Carlos.

O UOL News Copa fala sobre a definição do mata-mata no Mundial, a aposta de Tite nos reservas, o tratamento dos brasileiros lesionados e mais notícias da Copa do Mundo. Confira:

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola