Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após duas edições, Copa volta a ter cinco confederações nas oitavas

Jogadores da Austrália celebram classificação ao mata-mata da Copa do Qatar, após vencer a Dinamarca por 1 a 0 - Alberto PIZZOLI / AFP
Jogadores da Austrália celebram classificação ao mata-mata da Copa do Qatar, após vencer a Dinamarca por 1 a 0 Imagem: Alberto PIZZOLI / AFP

Colunista do UOL

01/12/2022 10h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com dez das 16 seleções das oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar conhecidas, cinco continentes (confederações) terão representantes no mata-mata, algo que não acontecia desde o Mundial da África do Sul em 2010.

Por enquanto, este é o desenho:
Europa (Uefa): Holanda, Inglaterra, Polônia, França e Portugal;
América do Sul (Conmebol): Brasil e Argentina;
África (CAF): Senegal;
Ásia (AFC): Austrália (que na geografia da Fifa está na confederação asiática, não na Oceania);
Américas do Norte e Central (Concacaf): EUA.

Nos quatro grupos que definirão as seis vagas restantes na quinta e sexta-feira, todos esses cinco continentes podem classificar mais representantes: Europa tem chance com Espanha, Alemanha, Bélgica, Croácia, Sérvia e Suíça, América do Sul com o Uruguai, África com Marrocos, Gana e Camarões, Concacaf com a Costa Rica e Ásia com Japão e Coreia do Sul.

A Oceania (OFC) não se classificou para o Qatar-2022 — a Nova Zelândia perdeu na repescagem mundial para a Costa Rica. A partir de 2026, Copa que será nos EUA, México e Canadá, com aumento dos participantes de 32 para 48 a OFC enviará um representante diretamente, sem precisar passar por repescagem.

Em 2018, na Rússia, não houve africanos nas oitavas. Senegal perdeu a vaga para o Japão, no Grupo H, por ter recebido mais cartões amarelos. Em 2014, no Brasil, nenhum asiático chegou ao mata-mata: os quatro participantes, Japão, Austrália, Irã e Coreia do Sul, terminaram como últimos de suas chaves.

Em 2010, na África do Sul, as cinco confederações conseguiram vaga nas oitavas. A Oceania classificou para a Copa a Nova Zelândia, que foi eliminada na primeira fase. Este foi o desenho:

Europa (Uefa): Espanha, Holanda, Eslováquia, Alemanha, Inglaterra e Portugal;
América do Sul (Conmebol): Brasil, Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai;
África (CAF): Gana;
Ásia (AFC): Coreia do Sul e Japão;
Américas do Norte e Central (Concacaf): EUA e México.

A Copa do Mundo passou a ter 32 participantes em 1998, na França, que não teve asiáticos no mata-mata. Em 2002, na Coreia do Sul e no Japão, e em 2006, na Alemanha, os cinco continentes classificaram para as oitavas de final.