Topo

Marcel Rizzo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Holanda x EUA mostra que chave de Brasil e Argentina não é tão fácil assim

Memphis Depay abriu o placar para a Holanda contra os Estados Unidos nas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar - Julian Finney/Getty Images
Memphis Depay abriu o placar para a Holanda contra os Estados Unidos nas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar Imagem: Julian Finney/Getty Images

Colunista do UOL

03/12/2022 13h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No primeiro confronto de oitavas de final da Copa do Qatar, a Holanda bateu um bom time dos Estados Unidos com um futebol mais consistente do que apresentou na fase de grupos. Força na hora certa e que demonstra que o lado da chave em que estão Argentina e Brasil no mata-mata pode não ser assim tão mais fácil do que o outro.

Na tarde deste sábado a Argentina enfrenta a Austrália, e quem ganhar cruza com a Holanda nas quartas de final. Na segunda-feira o Brasil encara a Coreia do Sul — completam esse lado da chave Japão e Croácia. Do outro lado estão Inglaterra, França, Espanha, Portugal, quatro dos principais favoritos ao título, que respectivamente confrontam Senegal, Polônia, Marrocos e Suíça.

Algumas surpresas na fase inicial, como Marrocos liderar o Grupo F, que tinha a atual vice-campeã Croácia e a Bélgica, terceira colocada em 2018, e o Japão o E, deixando a Espanha em segundo e a tetracampeã Alemanha eliminada, embaralharam os cruzamentos. Brasil e Argentina ficaram de um lado e os quatro europeus favoritos do outro.

Analistas que cravaram uma semifinal entre os sul-americanos no dia 13 de dezembro talvez tenham que rever as avaliações depois do bom jogo holandês. Se a Argentina passar pela Austrália pode até ainda ser considerada favorita frente os europeus, mas não seria extraordinário mais uma partida segura da equipe comandada pelo experiente Louis van Gaal.

O mesmo para o caminho do Brasil. A seleção de Tite é favorita contra a surpreendente Coreia do Sul, que venceu Portugal por 2 a 1 para se classificar em segundo no Grupo H, mas se cruzar com a Croácia nas quartas de final não será uma partida fácil — apesar dos croatas, pelo que mostraram até agora, estarem um degrau abaixo de produção comparado com 2018.

Do outro lado, os prognósticos apontam para quartas de final entre França x Inglaterra e Portugal x Espanha. Mas alguém acha nesta Copa meio estranha que Senegal, Marrocos, Polônia e Suíça não podem surpreender?