Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Confusão em Argentina x Holanda tira árbitro holandês da final da Copa
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A tensão no jogo entre Argentina e Holanda, pelas quartas de final, tirou a chance do árbitro holandês Danny Makkelie, 39, apitar a final da Copa do Qatar, neste domingo (18). A comissão de arbitragem da Fifa anunciou que o polonês Szymon Marciniak, 41, foi o escolhido para comandar a decisão entre argentinos e franceses — jogo começa às 12h de Brasília, no estádio Lusail.
Makkelie era apontado dentro da Fifa como favorito para a final até a semana passada. Ele foi poupado das quartas de final e semifinais, já por ser cotado. O problema é que as confusões entre argentinos e holandeses, jogo que foi tenso nos 120 minutos e teve forte provocação de ambos os lados na disputa por pênaltis, acabou com a chance de Makkelie quando a Argentina confirmou a vaga na finalíssima.
A coluna apurou que a comissão de arbitragem quis evitar problemas futuros, como acusações de que um holandês pudesse prejudicar a Argentina, e definiu por Marciniak, também bem avaliado. Houve, como de praxe, consulta às duas federações e franceses e argentinos aprovaram o nome do polonês.
Marciniak esteve cotado para apitar a abertura da Copa, entre Qatar e Equador, dia 20 de novembro, mas acabou preterido pelo italiano Daniele Orsato, que trabalhou na semifinal entre Argentina e Croácia. A Fifa normalmente não escala um árbitro que esteve na semi para a final.
Pesou a favor de Marciniak ele já ter comandando nesta Copa jogos das duas finalistas, com boas atuações: na fase de grupos fez França 2 x 1 Dinamarca e nas oitavas de final, Argentina 2 x 1 Austrália.
O brasileiro Wilton Pereira Sampaio também esteve entre os nomes de candidatos a apitar a final, após boa avaliação na primeira fase. Ele foi escalado para arbitrar um dos jogos mais importantes do Mundial, a quartas de final entre França e Inglaterra, mas teve uma atuação irregular, na análise da comissão de arbitragem. A ida da Argentina, país sul-americano e rival do Brasil, à final também derrubou suas chances.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.