Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Datas, participantes e formato: o projeto para o Mundial de Clubes feminino
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O projeto da Fifa para a realização de um Mundial de Clubes feminino é que o torneio seja a cada dois anos e que tenha, inicialmente, 12 clubes participantes, número que pode aumentar com o decorrer do tempo. O presidente da federação internacional, Gianni Infantino, anunciou nesta sexta-feira (16), em Doha (Qatar), que a competição sairá do papel em breve.
A ideia, segundo proposta apresentado aos membros do Conselho, é que as Copas femininas de seleções ocorram nos nos ímpares, como já é feito atualmente a cada quatro anos, e a de clubes nos pares, já a partir de 2024 — o documento sugere que os meses de janeiro e agosto seriam os ideais para a nova competição.
Há na proposta até um esboço de formato: 12 clubes, que jogariam em sede única, a ser escolhida pelo Conselho da Fifa. Os concorrentes seriam divididos em quatro grupos de três, com o campeão de cada chave avançando às semifinais. Os vencedores se enfrentariam na final.
O projeto prevê um torneio longo, com duração de 22 dias — o Mundial de Clubes masculino com sete participantes, por exemplo, tem atualmente duração de nove a dez dias apenas. O documento ainda não propõe o número de clubes por continente.
Os representantes da América do Sul seriam definidos pela Libertadores feminina, competição que a Conmebol organiza desde 2009. O Palmeiras é o atual campeão, edição realizada em 2022 no Equador. Das 14 edições o Brasil ganhou 11, sendo as quatro últimas. A Colômbia venceu uma, o Paraguai outra e o Chile a terceira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.