Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja emissoras que disputam transmissão do Mundial que terá Flamengo e Real

Real Madrid e Flamengo podem fazer a final do próximo Mundial de Clubes - GettyImages
Real Madrid e Flamengo podem fazer a final do próximo Mundial de Clubes Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

22/12/2022 13h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa ainda negocia os direitos de transmissão do Mundial de Clubes 2022, que será realizado entre 1º e 11 de fevereiro de 2023 no Marrocos. O Flamengo, campeão da Libertadores, e o Real Madrid, vencedor da Liga dos Campeões da Europa, participarão do torneio.

Três emissoras têm interesse para TV aberta: Globo, Band e SBT. A edição 2021, realizada em fevereiro de 2022 e que teve o Palmeiras (foi vice-campeão) foi transmitida pela Bandeirantes, que venceu concorrência com a Globo. Foi a primeira vez que a competição, com um brasileiro participando, não passou na Globo — a Fifa organiza o Mundial nesse formato desde 2005.

A coluna apurou que a Fifa pretende negociar o Mundial também para outras plataformas, como streaming. Há uma possibilidade ainda de a competição ser transmitida ao vivo pela plataforma da entidade na internet, o Fifa+, que estreou em abril deste ano. A Copa do Qatar, que terminou domingo passado, teve os 64 jogos ao vivo para o Brasil por meio do streaming da Fifa.

A Globo tem contrato com a Fifa de um pacote de eventos até 2022, que teve como destaque a Copa do Mundo do Qatar, e competições de menor exposição como as Copas de Futsal e Beach Soccer e campeonatos de base (sub-20 e sub-17). A Copa do Mundo feminina de 2023, que será entre julho e agosto na Austrália e na Nova Zelândia, será da emissora carioca, mas já foi negociada à parte.

Os direitos do Mundial de Clubes (TVs aberta e fechada e internet) são vendidos separadamente, ano a ano, e a edição 2022, que será em 2023 por causa do calendário, ainda não foi negociada. A Fifa costuma dar preferência a parceiros, mas o torneio passado acabou fechado com a Bandeirantes, que na avaliação interna da comunicação da entidade fez uma boa cobertura.

Já o SBT tem procurado investir em transmissões de futebol, com a Libertadores entre 2020 e 2022 e, a partir de 2023, com exclusividade em TV aberta da Copa Sul-Americana (a Libertadores voltou para a Globo).

O Mundial-2022 manterá o formato dos últimos anos, com sete participantes — a Fifa promete um torneio ampliado para 32 clubes a partir de 2025. Jogarão no Marrocos, além de Flamengo e Real, o Widad Casablanca, campeão africano e que representará o país-sede, o Al-Ahly, do Egito, vice do continente, o Seattle Sounders, dos EUA, vencedor da Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe) e o Auckland City, da Nova Zelândia, pela Oceania.

Resta definir o participante asiático, que deverá ser indicado pela AFC (Confederação da Ásia) porque seu torneio continental só acabará em 26 de fevereiro, depois do Mundial.