Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Libertadores: brasileiros poderão inscrever reforços nas oitavas em 2023

Conmebol fez sorteio das preliminares da Libertadores em 21 de dezembro - NORBERTO DUARTE/AFP
Conmebol fez sorteio das preliminares da Libertadores em 21 de dezembro Imagem: NORBERTO DUARTE/AFP

Colunista do UOL

29/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) definiu as datas finais para os clubes enviarem as listas dos jogadores inscritos para cada fase da Libertadores-2023. Desta vez os contratados pelas equipes do Brasil na janela de transferências do meio do ano que vem, entre 3 de julho e 2 de agosto, poderão jogar as oitavas de final da competição, diferentemente do que ocorreu em 2022.

Nesta temporada a primeira janela ocorreu entre 19 de janeiro e 12 de abril e a segunda entre 18 de julho e 15 de agosto. Como os confrontos das oitavas de final dos torneios da Conmebol foram entre o fim de junho e início de julho, reforços como o corintiano Yuri Alberto, os palmeirenses Merentiel e Lopez e os flamenguistas Everton Cebolinha e Arturo Vidal não puderam atuar porque não estavam inscritos.

Em 2023 a troca de cinco jogadores para as oitavas de final que é possível fazer na lista de até 50 inscritos poderá ocorrer até 29 de julho, a tempo, portanto, de incluir atletas contratados na janela do meio do ano que vai de 3 de julho a 2 de agosto. Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fluminense, Inter e Athletico são os brasileiros que entram direto na fase de grupos.

Fortaleza e Atlético-MG, que jogarão a chamada "pré-Libertadores" a partir da segunda fase, terão que enviar até 45 inscritos até 18 de fevereiro de 2023. Poderão, portanto, contar com jogadores contratados na janela de transferências do começo do ano, que vai de 10 de janeiro a 3 de abril. Para a fase de grupos a data limite para mandar a lista é 1º de abril.

Veja as datas finais para inscrever ou trocar jogadores em cada fase da Libertadores-2023:

Primeira fase (pré-Libertadores, sem brasileiros): 4 de fevereiro
Segunda fase (pré-Libertadores, com Atlético-MG e Fortaleza e até 45 nomes): 18 de fevereiro
Fase de grupos (até 50 nomes): 1º de abril
Oitavas de final (troca de até cinco atletas): 29 de julho
Quartas de final (troca de até três atletas): 19 de agosto
Semifinais (troca de até três atletas): 23 de setembro

Para a final, que será em partida única no dia 11 de novembro, não é possível fazer trocas de jogadores. O Fortaleza estreia na Libertadores dia 23 de fevereiro, contra o Deportivo Maldonado, no Uruguai. Já o Atlético-MG joga um dia antes, em 22 de fevereiro, na Venezuela contra o Carabobo. O sorteio da fase de grupos ocorrerá na semana de 22 de março.