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Libertadores: por que aumento de premiação agrada federações menores e TVs
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A direção da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) aumentou as cotas intermediárias da Libertadores para 2023 e contemplou o pedido de federações menores do continente.
Havia uma demanda de alguns anos de que, com o domínio brasileiro (principalmente) e argentino, era preciso reequilibrar proporcionalmente as premiações já que os clubes dos outros oito países têm parado normalmente nas quartas de final.
Ao mesmo tempo, a confederação criou um mecanismo de distribuição de dinheiro na fase de grupos por meritocracia, em vez de simplesmente colocar o acréscimo na cota por jogo como mandante.
Quem ganhar partidas nesta etapa receberá US$ 300 mil (R$ 1,5 milhão) por triunfo, uma ideia de fazer com que todos os jogos tenham importância e que satisfaz as empresas que compraram os direitos comercial e de transmissão da competição a partir da edição deste ano.
Nas seis últimas edições da Libertadores, 24 times apareceram nas semifinais e somente o equatoriano Barcelona, por duas vezes (2017 e 2021), não era nem brasileiro e nem argentino. O poderio financeiro dos clubes dessas nações trouxe um desequilíbrio à competição e insatisfação dos cartolas das federações menores.
A solução encontrada foi aumentar para 2023 as premiações de etapas intermediárias proporcionalmente igual às finais — nos últimos havia um acréscimo maior para os finalistas.
A Conmebol anunciou que pagará de premiação total na Libertadores este ano US$ 207,8 milhões (R$ 1,08 bilhão), 23% a mais do que em 2022. Houve aumento da cota em quase todas as fases:
1ª fase - US$ 400 mil (mesmo valor de 2022)
2ª fase - US$ 500 mil (mesmo valor de 2022
3ª fase - US$ 600 mil (mesmo valor de 2022)
fase de grupos - US$ 3 milhões, mais US$ 300 mil por vitória (em 2022 não havia esse extra por triunfo)
oitavas - US$ 1,25 milhão (US$ 1,05 milhão em 2022)
quartas - US$ 1,7 milhão (US$ 1,5 milhão em 2022)
semifinais - US$ 2,3 milhões (US$ 2 milhões em 2022)
vice-campeão - US$ 7 milhões (US$ 6 milhões em 2022)
campeão - US$ 18 milhões (US$ 16 milhões em 2022)
Na concorrência para a venda dos direitos de transmissão da Libertadores foi colocado aos grupos de mídia algumas alternativas de melhora da qualidade das partidas e uma delas era a premiação por vitória na fase de grupos. Há entendimento de que não diminuirá o ímpeto nas rodadas finais de times que já estejam eliminados ou classificados.
Para o Brasil, a TV Globo transmitirá em TV aberta e Grupo Disney (ESPN e Star Plus) e Paramount em TV fechada — a plataforma digital OneFootball ganhou os direitos dos highlights, os melhores momentos quase em tempo real.
Flamengo, Palmeiras, Fluminense, Inter, Corinthians e Athletico são os brasileiros que entram direto na fase de grupos — o sorteio será no fim de março. O Fortaleza enfrenta na fase 2, conhecida no Brasil como "pré-Libertadores, o Deportivo Maldonado, do Uruguai, e o Atlético-MG encara o Carabobo, da Venezuela. Os jogos serão no fim de fevereiro e início de março.
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