Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa transmitirá em seu streaming o Mundial de Clubes com Flamengo e Real

Sorteio dos confrontos do Mundial de Clubes da Fifa, que será em fevereiro - Angel Martinez - FIFA/FIFA via Getty Images
Sorteio dos confrontos do Mundial de Clubes da Fifa, que será em fevereiro Imagem: Angel Martinez - FIFA/FIFA via Getty Images

Colunista do UOL

19/01/2023 14h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa exibirá em seu streaming, o Fifa+, o Mundial de Clubes do Marrocos, que será disputado de 1º a 11 de fevereiro. O Flamengo, campeão da Libertadores, e o Real Madrid, vencedor da Liga dos Campeões, participarão da competição. A transmissão será gratuita.

O Mundial retorna também para o Grupo Globo, que terá direito a todas as plataformas: TVs aberta e fechada (SporTV) e internet (Ge.com e Globoplay) — a edição passada, que teve o Palmeiras como vice-campeão do Chelsea, foi transmitida pela TV Bandeirantes. A terceira opção para quem quiser acompanhar o torneio é por meio do canal no Youtube do streamer Casimiro Miguel, a CazéTV, como revelou a coluna.

Ainda não está definido se o Fifa+ replicará de Casimiro as transmissões dos sete jogos ou terá equipe de narração e comentário própria. Na Copa do Qatar, os 22 confrontos que a CazéTV passou foram usados pelo Fifa+, incluindo todos os da seleção brasileira, as semifinais e a final. Nas 42 outras partidas, o streaming da Fifa teve narradores e comentaristas separados.

O Fifa+ foi lançado em abril de 2022. A ideia de ter 40 mil jogos ao vivo por ano de mais de 100 federações era o de focar em torneios de menor projeção, ou de base, e não colocar de graça as Copas masculina e feminina, que rendem milhões de dólares em direitos de transmissão. Aos poucos a direção da entidade tem mudado de ideia: a Copa do Qatar já teve sinal aberto para o Brasil, agora será o Mundial de Clubes e provavelmente, entre julho e agosto, a Copa feminina na Austrália e Nova Zelândia.

O Mundial manterá o formato dos últimos anos, com sete participantes — a Fifa promete um torneio ampliado para 32 clubes a partir de 2025. Essa edição equivale a 2022, adiada para o início de 2023 por causa da realização da Copa do Qatar entre novembro e dezembro.

O Flamengo jogará em 7 de fevereiro, já na semifinal, contra o vencedor de Widad Casablanca (Marrocos) e Al Hilal (Arábia Saudita). O Real estreia no dia 8 de fevereiro com quem ganhar de Seattle Sounders (EUA) e Al Ahly (Egito) ou Auckland City (Nova Zelândia).