Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mundial terá explicação de decisão do VAR, mas Fifa rejeita liberar áudios

Telão com o VAR em jogo entre Austrália e Dinamarca, durante a Copa do Mundo do Qatar em 2022 - Harry Langer/DeFodi Images via Getty Images
Telão com o VAR em jogo entre Austrália e Dinamarca, durante a Copa do Mundo do Qatar em 2022 Imagem: Harry Langer/DeFodi Images via Getty Images

Colunista do UOL

25/01/2023 11h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa e a Ifab (International Board), conselho que regula o futebol, decidiram testar no Mundial de Clubes do Marrocos, em fevereiro, a explicação ao público das decisões tomadas pela arbitragem por meio do VAR. Mas, apurou a coluna, não será disponibilizado aos torcedores no estádio ou à transmissão a conversa entre os profissionais durante a checagem.

A ideia é que o árbitro principal informe qual foi a checagem feita e qual a decisão tomada. O áudio será transmitido pelos alto falantes aos espectadores no estádio e por meio da transmissão oficial para quem estiver assistindo pela TV ou qualquer outra plataforma. A comunicação deverá ser rápida, para evitar demora no reinício do confronto.

Na reunião entre os membros da Ifab na semana passada foi discutido incluir no teste liberar o áudio entre os membros da arbitragem durante a checagem. A conclusão, unânime, foi de que isso poderia causar pressão sobre os profissionais, por parte dos integrantes das equipes e de torcedores.

Ficou decidido seguir o modelo da NFL, a principal liga profissional do futebol americano nos EUA. Por lá os árbitros comunicam ao público a explicação sobre a marcação de todas as faltas, mesmo as que não são revisadas por vídeo. Só que o momento de deliberação entre os profissionais não tem o áudio liberado.

A depender do resultado obtido no torneio de clubes, a ferramenta pode ser usada também na Copa do Mundo feminina, que será disputada entre julho e agosto na Austrália e na Nova Zelândia. A Ifab decidiu que os testes ocorrerão durante todo 2023 em torneios internacionais.

O Mundial será disputado de 1º a 11 de fevereiro, com a presença do Flamengo, campeão da Libertadores, e do Real Madrid, vencedor da Liga dos Campeões. Os brasileiros estreiam dia 7 de fevereiro, contra quem vencer de Widad Casablanca (Marrocos) e Al Hilal (Arábia Saudita), que jogam dia 4. O Real Madrid enfrenta no dia 8 de fevereiro o ganhador de Seattle Sounders (EUA) e Al Ahly (Egito) ou Auckland City (Nova Zelândia).