Fernando comemora gols na China e Robson completa 560 dias preso na Rússia
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Pelo campeonato chinês, o Beijing Guoan bateu o Shijiazhuang Ever Bright por 4 a 0 nesta segunda-feira. O meio-campista Fernando marcou dois gols no triunfo sobre o sexto colocado alcançado por sua equipe, que é vice-líder da Superliga, atrás do Shanghai SIPG.
Enquanto o jogador vibrava com o par de tentos e a vitória da equipe, a 7,5 mil quilômetros de distância, seu ex-funcionário, Robson Oliveira encarava o 560º dia no presídio em Kashira, na Rússia. Ele foi detido quando o volante atuava no Spartak Moscou e o contratou para trabalhar como motorista da família.
A companheira de Robson era cozinheira na casa de Fernando e a partir daí surgiu a proposta para ele, que foi preso por desembarcar na Rússia portando duas caixas de Mytedom 10mg (cloridrato de metadona). O medicamento, utilizado para conter dores fortes, era destinado ao sogro do atleta e estava em bagagem destinada aos familiares do jogador de futebol.
Se Fernando vibra com gols e vitórias na China, seu ex-empregado corre o risco de ficar detido por muitos anos na Rússia. "A investigadora irá buscar um novo depoimento do Robson no presídio, o processo voltou para a fase inicial", explicou ao blog Olímpio Soares, que advoga para o cidadão brasileiro.
Robson responderá por tentativa de tráfico e contrabando, com pena mínima de 15 anos. A máxima é prisão perpétua. "O Pavel Gerasimov, advogado russo que cuida do caso no país, descartou essa possibilidade. Vamos pedir a oitiva da Rafaela (mulher do jogador), do Fernando, Sibele (sogra) e William (sogro) por videoconferência. Se a juíza vai aceitar ou não, nós ainda não sabemos".
O cenário é preocupante. "Mesmo que ele pegue 15 anos de prisão, podemos pedir a transferência para o Brasil, mas pode ser que a justiça russa recuse por considerar a pena alta e o crime grave", acrescenta.
Se o ex-motorista de Fernando segue entregue à justiça russa por desembarcar em Moscou com medicamento que não era dele, quem o contratou acumula jogos no futebol chinês. Fernando tem 14 partidas e três gols com a camisa do Beijing Guoan, que defende desde fevereiro deste ano. Quando ele chegou à China, Robson já havia encarado 11 meses preso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.