Carioca mais curto agrada à Globo, que acena com menos do que pagou em 2020
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A mudança no regulamento do Campeonato Carioca para 2021 agrada à Rede Globo. A ex-detentora dos direitos de transmissão, que rompeu o contrato em meio a imbróglio com o Flamengo em 2020, é uma das que poderão (re)adquiri-los para exibir o próximo Estadual do Rio de Janeiro, como informou Rodrigo Mattos em seu blog.
Todos os 12 participantes se enfrentarão, quem mais pontuar ficará com a Taça Guanabara, os quatro mais bem colocados jogarão as semifinais, em duas partidas, que apontarão os times que decidirão o título, também em um par de jogos. Nos clubes, elogios à fórmula, pelo fato de forçar todos os participantes a levar o certame inteiro a sério.
Na Globo, o entendimento é de que os cotejos da fase de classificação passarão a valer mais, já que qualquer tropeço complica, dificulta o objetivo das equipes, que será a classificação para o mata-mata. Isso tornaria o produto mais atraente. Na empresa há o entendimento de que, no formato antigo, clubes perdiam no primeiro turno e "ressuscitavam" no returno.
O fato de os duelos eliminatórios decisivos ficarem mais curtos, objetivos, também é visto como algo que ajuda. Serão 15 datas, duas a menos do que em 2020, por exemplo. Contudo, a proposta inicial da Globo é considerada "baixa" por dirigentes.
Ela acena com menos do que no último contrato - três dos quatro grandes receberam cerca de R$ 18 milhões; não houve acordo com o Flamengo. O calendário da CBF prevê a disputa entre 28 de fevereiro e 23 de maio e a Taça Rio será disputada pelos times que ficarem entre quinto e oitavo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.