Topo

Mauro Cezar Pereira

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Flamengo tem desempenho melhor com Rogério Ceni do que com Domènec Torrent

Domènec na goleada sofrida para o Atlético -  GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Domènec na goleada sofrida para o Atlético Imagem: GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A vitória sobre o Corinthians, domingo (14), por 2 a 1, no Maracanã, marcou o 16º jogo de Rogério Ceni no comando do Flamengo neste Campeonato Brasileiro. Com os últimos resultados, ele já acumula marcas superiores às de Domènec Torrent, que antes ocupou o cargo.

O ex-goleiro soma apenas dois pontos a menos que o catalão, apesar de ter disputado número menor de partidas sob seu comando. Em resumo: teve 48 pontos em jogo, seu antecessor 60, mas se vencer mais uma vez, o atual técnico já terá pontuado mais do que Dome.

O número de vitórias já é o mesmo com Ceni. O time empatou e perdeu menos. Mesmo com 16 jogos contra 20 do espanhol, a equipe de Rogério está a apenas um gol dos 33 alcançados com o ex-auxiliar de Pep Guardiola no comando rubro-negro.

Dome teve aproveitamento inferior ao de Ceni - Arte - Arte
Dome teve aproveitamento inferior ao de Ceni
Imagem: Arte

O saldo do time com Domènec era de apenas quatro, com Ceni já está em 16. O aproveitamento saltou de pouco mais de 58% para quase 70%. Quando o catalão saiu, o Flamengo tinha a segunda pior defesa da Série A (29 tentos), apenas a do Goiás havia sido mais vazada (38). Uma vergonha!

No entanto, se confrontarmos os resultados de Dome com os de Rogério considerando apenas os 16 adversários em comum, ou seja, aqueles que o catalão e o brasileiro tiveram pela frente, teremos um aproveitamento melhor do europeu, 70,8%. Ele não vinha mal.

O ex-técnico se perdeu nos últimos jogos. Erros na saída de bola geraram dois gols do Internacional em Porto Alegre, o time escapou do pior, pois reagiu e fez 2 a 2. Mas depois vieram derrotas por goleada: São Paulo 4 a 1 e Atlético Mineiro 4 a 0. Dome caiu no dia seguinte.

Agora será a vez de Rogério Ceni melhorar seus números e, talvez, erguer o troféu de campeão. Ele estará diante de adversários contra os quais Domènec Torrent fez apenas um ponto, levando seis gols e marcando apenas três. A ver.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, o Flamengo empatou três jogos sob o comando de Ceni no Brasileirão, não dois.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL