Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
De Gérson para Pelé e Kross a Vinícius Júnior, a magia do lançamento longo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
"Lançamento de Gérson". Atravessando gerações, a frase até hoje resume a excelência quando se fala em longas bolas alçadas por um meio-campista a enorme distância e que encontram os atacantes em condições mandá-la para as redes. Os passes compridos do Canhotinha de Ouro na Copa do Mundo de 1970 popularizaram a expressão.
Gérson era preciso demais nesse tipo de jogada. Quando engatilhava a perna esquerda, o companheiro lá na frente podia começar a correr, pois eram grandes as chances de a bola cair à sua frente, na medida. Foi assim que Pelé fez um belíssimo gol contra a Tchecoslováquia nos 4 a 1 da estreia brasileira naquele Mundial disputado no México.
Na vitória do Real Madrid sobre o Liverpool, na Espanha, pela Liga dos Campeões, Tony Kross voltou a reviver o camisa 8 canarinho nos dois gols marcados na primeira etapa. E no tento que abriu o placar, a combinação com Vinícius Júnior foi digna de Gérson e Pelé, o que obviamente não significa qualquer comparação entre os jogadores de hoje e de ontem.
Asensio ampliou, Salah reduziu a desvantagem do Liverpool, mas Vinícius Júnior marcaria mais um, o terceiro, em passe do ótimo Luka Modric, batendo de primeira no canto esquerdo de Alisson. O garoto da camisa 20, tão criticado pelos erros nas conclusões, viveu sua grande noite, à altura dos passes açucarados que recebe, e Gérson assinaria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.