Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Preso na Rússia, Robson voltará ao Brasil em meio a aproveitamento politico
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Jair Bolsonaro disse no domingo que o governo russo deu sinal verde para que o brasileiro Robson Nascimento de Oliveira, preso na Rússia há mais de dois anos, volte ao Brasil nos próximos dias. O ex-motorista do meia Fernando, ex-Spartak Moscou e hoje no Beijing Guoan, estava detido há mais de um ano e meio quando presidente da República falou pela primeira vez sobre o assunto, que já ocupava enorme destaque na mídia.
O jogador Felipe Mello teria relatado a Bolsonaro o caso do homem preso por porte de medicamentos que são proibidos na Rússia. O blog apurou que os dois advogados de Robson, um russo e um brasileiro, não sabiam que ele fora libertado até o começo da tarde deste domingo. O filho dele também desconhecia o fato. A expectativa é pela assinatura do presidente Vladimir Putin no documento que autorizará a volta ao país.
Nove meses antes da primeira manifestação do presidente da República a respeito, o blog publicou - clique aqui e leia - entrevista com o advogado de Robson sobre a necessidade de empenho dos políticos pela liberdade do brasileiro por intermédio de ações diplomáticas que partiriam do governo federal. E levaria o período de uma gestação para que o presidente da República falasse sobre o caso pela primeira vez: "O mais importante seria uma ação do governo solicitando a extradição. É a única saída", enfatizou Olímpio Soares no começo do ano passado.
O então presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também foi procurado pelo advogado, sem sucesso. Uma carta assinada por ele e enviada à Embaixada da Rússia em Brasília seria de enorme importância, disse, na ocasião. Na época, o blog também procurou o deputado para questionar a respeito, mas não obteve qualquer resposta.
O que mais importa no momento é a liberdade de Robson, claro. Ela deverá acontecer na próxima quinta-feira. Toda a ajuda a uma vítima de algo tão revoltante, injusto, é bem-vinda, evidentemente. Mas o aproveitamento político do episódio seria abjeto. Que depois de tanto sofrimento ele possa reconstruir sua vida, em paz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.