Topo

Mauro Cezar Pereira

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Campanha de 2021 seria 'boa' no Grêmio: Renato abaixo da expectativa do Fla

Renato Gaúcho, então técnico do Grêmio, em partida diante do Fluminense em 2021: metas mais baixas no clube gaúcho - Lucas Uebel/Getty Images
Renato Gaúcho, então técnico do Grêmio, em partida diante do Fluminense em 2021: metas mais baixas no clube gaúcho Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

09/11/2021 09h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Renato Gaúcho vive seu mais delicado momento como técnico no Flamengo, mas o que faz hoje no clube carioca e não satisfaz é melhor do que a maioria das temporadas dele à frente do Grêmio em sua última passagem pelo clube gaúcho. Em suma, o que era o bastante no tricolor gaúcho é pouco no campeão brasileiro da primeira divisão em 2019 e 2020.

Em 2017, após 29 partidas pela Série A, os gremistas com Portaluppi à frente estavam nove pontos atrás do líder, Corinthians, que seria o campeão ao final do certame. Naquele ano o time de Porto Alegre foi eliminado pelo Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil. Já em 2018, caiu no mata-mata para o Flamengo nas quartas de final e na Série A estava oito ponto atrás do líder e vencedor mais adiante, o Palmeiras, nessa altura do campeonato.

Já em 2019 o Grêmio de Renato chegou à 29ª partida com sua pior pontuação na primeira divisão sob comando do treinador nesta última passagem, em quinto lugar e 11 pontos atrás do Flamengo, então em primeiro e que seria o campeão. Naquele ano o Athletico eliminou os gremistas da Copa do Brasil na semifinal. Em 2020 na rodada 29 os gremistas estavam em sexto, a sete pontos do São Paulo, em primeiro, mas que terminaria em terceiro.

Perdeu a final do mata-mata nacional, vencido com facilidade, por sinal, pelo Palmeiras na temporada passada, com os jogos disputados já em 2021. Eliminado da Copa do Brasil nas semifinais e em terceiro no Brasileirão, Renato está melhor do que na maioria de suas temporadas no Grêmio, afinal, o Flamengo está na decisão da Libertadores. Obviamente é satisfatório para o técnico e era no Rio Grande do Sul, onde seu ex-clube achava aceitável ser coadjuvante na Série A, desde que avançasse em torneios eliminatórios.

Mas não para o Flamengo e seu "elenco de R$ 200 milhões", montado para disputar, de fato, todas as competições, o que o técnico não é capaz de fazer.

Renato no Brasileiro após 29 jogos

2021 3º 54 - líder Atlético-MG 65 pontos*

2020 6º 49 - líder São Paulo 56 pontos

2019 5º 47- líder Flamengo 68 pontos

2018 5º 51 - líder Palmeiras 59 pontos

2017 2º 50 - líder Corinthians 59 pontos

* Atlético tem um jogo a mais

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube