Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Mauro Cezar: pênalti abre caminho para virada e título do Galo após 50 anos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Demorou, mas aconteceu. O Atlético volta a ser campeão brasileiro após 50 anos. A virada em poucos minutos sobre o Bahia, cada vez mais ameaçado de rebaixamento, começou a partir de mais um pênalti marcado para o time mineiro. O 11º a favor do Galo no campeonato, apenas o quarto sem interferência da arbitragem de vídeo.
Com uma dívida crescente na casa de R$ 1,3 bilhão, o clube de Belo Horizonte só conseguiu montar um elenco como o atual graças ao apoio de milionários atleticanos, que turbinam o elenco. Algo plenamente possível no futebol local, onde o fair-play financeiro inexiste. Assim, repete de outra maneira o Corinthians de 2015.
Naquela temporada, o time paulista atrasava a remuneração de seus profissionais, mas o técnico Tite foi capaz de manter o elenco concentrado e, muito bem treinado, o conduziu ao título. Mas a realidade de seus cofres não permitia ter aqueles atletas, tanto que muitos saíram logo depois. Foi mais uma das conquistas obtidas com o chamado "doping financeiro".
Se a regra é não ter regra na relação investimento x faturamento (real, com os recursos gerados pela agremiação), se os corintianos chegaram à última rodada seis anos atrás em primeiro naquelas condições, por que o Atlético não poderia fazer algo parecido? Parabéns ao campeão brasileiro de 2021.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.