Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Mauro Cezar: A sobrevivência do Grêmio na Série A não é algo impossível
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Claro que é difícil. É muito difícil o Grêmio escapar do seu terceiro rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Mas faltando uma rodada para o encerramento do certame, a combinação de resultados que pode fazer os gremistas sobreviverem na primeira divisão não é algo tão absurdo como parecia após o time levar o gol de empate do Corinthians no final da peleja do último domingo, em Itaquera.
Para não cair, o tricolor gaúcho precisa vencer o Atlético Mineiro, já campeão, na noite de quinta-feira. Difícil? Sim, mas que time o técnico Cuca escalará, sabendo que domingo, em Belo Horizonte, começa a decidir a Copa do Brasil com o Athletico? E na quarta seguinte, em Curitiba, haverá o jogo de volta. Duas partidas menos de uma semana depois do encontro em Porto Alegre às 21h30 desta quinta-feira.
Nesse cenário, jogando a vida, não é absurdo imaginar que o Grêmio possa, sim, vencer. Mas isso não basta, também seria necessário que o Bahia perdesse para o Fortaleza, jogando na capital cearense. O time baiano perdeu seus três últimos jogos fora de casa e não ganhou os quatro mais recentes longe de Salvador. Será um duelo do quinto contra o 16º. Uma vitória do Leão do Pici seria, até, o resultado mais natural no confronto nordestino.
Mas não seria o bastante, pois o Grêmio também dependeria de uma vitória do Corinthians sobre o Juventude em Caxias do Sul. Aí parece ser o mais complicado, diante do fato de que o time paulista já conseguiu o que desejava na competição, a vaga na Libertadores, e atuará fora de casa. A equipe gaúcha perdeu três de seus últimos cinco jogos, mas venceu os três últimos em seus domínios e não perde há sete partidas na serra gaúcha.
Os gremistas terão que torcer muito, em três jogos, mas o que era visto como impossível no final do domingo hoje parece apenas difícil. Muito difícil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.