Topo

Mauro Cezar Pereira

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Clube lança 'Utility Token' e torcedor pagará até ingresso com criptomoedas

Gama venderá ingressos com criptomoeda  - Reprodução
Gama venderá ingressos com criptomoeda Imagem: Reprodução

22/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Gama, do Distrito Federal, terá sua moeda própria, que será obrigatoriamente utilizada pelos torcedores, um "Utility Token", que tem como finalidade não o investimento financeiro digital, mas o acesso a serviços e produtos. Um aplicativo viabilizará todas as movimentações que envolverem dinheiro. Elas serão realizadas com essa, digamos, cédula virtual. Assim, na compra de uma camisa na loja oficial, de ingressos, sanduíches e refrigerantes nos bares do estádio, eles sempre pagarão dessa maneira.

Em 2021 os tokens se vincularam a grandes clubes do Brasil e pelo mundo, integrando camisas importantes do futebol e as criptomoedas. Casos de Barcelona, Juventus, PSG e Milan, na Europa; Atlético Mineiro, Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras no Brasil. Todos criaram e colocaram seus Fan Tokens (criptomoedas) em circulação.

O clube do Distrito Federal está se transformando em SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e o "Gama Utility Token", que terá um símbolo (GAMAO), começou a ser vendido na última segunda-feira. O diferencial: ele é identificado como um "Utility Token", diferentemente dos lançados por tantos clube, que são "Fan Tokens" pois será possível pagar pelo item que desejar. Os torcedores podem adquiri-las no site www.Gamao.io.

Segundo o clube, os valores arrecadados serão direcionados a projetos ESG (Environmental, Social and Governance) especialmente os voltados à reestruturação de quadras de futebol na cidade do Gama. A ideia é fazer com que sirvam de base para ações sociais. A Gama Futebol SAF também se prepara para lançar NFTs (tokens não fungíveis, parecidos com os dos demais clubes) de seus jogadores e de momentos marcantes do time.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube