Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mauro Cezar: Neymar chega aos 30 anos devendo ao Neymar de 17 anos

Neymar na estreia pelo Santos em 2009 - JONNE RORIZ/AE
Neymar na estreia pelo Santos em 2009 Imagem: JONNE RORIZ/AE

Mauro Cezar

05/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No dia 7 de março de 2009, Neymar tinha 17 anos e estreou no time profissional do Santos, contra o Oeste, na época ainda de Itápolis, no Pacaembu. O jogo foi disputado pelo Campeonato Paulista.

Vágner Mancini era o técnico santista e colocou o garoto em campo em lugar de Molina, aos 14 minutos do segundo tempo. Com a camisa 18, ele tinha como missão ajudar o time a sair de um incômodo 0 a 0.

Os 21.918 torcedores presentes viram Neymar ajudar o Santos a bater o time do interior, superando o goleiro Weverton, hoje no Palmeiras e colega do craque na seleção brasileira. Final, vitória por 2 a 1.

Após o apito derradeiro, as notícias sobre a partida tratavam mais do jovem talento do que da peleja em si. Afinal, já havia enorme expectativa quanto ao garoto revelado no clube e com promissor futuro pela frente.

Neymar se firmou, ganhou títulos, chegou à seleção, virou melhor jogador brasileiro em atividade, brilhou na Europa, mas não se tornou o craque incontestável que se projetava em 2009. Um autêntico desperdício.

Aos 30 anos, o camisa 10 do Paris Saint-Germain é um atleta de talento ímpar, o que é mera obviedade dizer. Mas não o desenvolveu como poderia, deveria. Um craque incompleto que entra na reta final de carreira.

Ainda há tempo para conquistas inéditas e importantes, desafios não faltam. Mas não há mais para que Neymar seja o que se esperava, se imaginava que um dia seria quando entrou em campo aos 17 anos. Uma pena.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube