Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nas previsões dos debates, a curiosa certeza de que o Palmeiras só vencerá

Flamengo 0 x 0 Palmeiras pelo  Brasileiro - Sergio Moraes/Reuters
Flamengo 0 x 0 Palmeiras pelo Brasileiro Imagem: Sergio Moraes/Reuters

Mauro Cezar Pereira

17/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um dos vícios dos programas esportivos, dos debates, é a pretensiosa pauta que insiste em perguntar aos integrantes o que vai acontecer. Como se os debatedores fossem oráculos, pitonisas apontando o futuro, desde a primeira rodada pergunta-se insistentemente quem vai ser campeão.

A moda recente é dizer que o Palmeiras, em confortável liderança, não perderá mais pontos de maneira que possa deixá-la. Que a vantagem de nove pontos é muito interessante não restam dúvidas, é mera obviedade. Mas de onde sai a certeza de alguns de que o time vencerá todos os seus próximos 16 confrontos, ou quase?

É evidente que o Palmeiras tem ótima distância para Flamengo e Corinthians, seus mais próximos perseguidores. Mas como afirmar que não mais será derrotado? Por sinal, nem seria preciso isso ocorrer muitas vezes para que um ou dois oponentes se aproximem do líder.

No primeiro turno, por exemplo, o Palmeiras deixou pelo caminho 12 pontos só nos empates. Foram seis, em casa diante de Fluminense e Atlético Mineiro, fora com Flamengo, Goiás, Avaí e Fortaleza. E mais seis pontos foram embora em um par de derrotas, ambas no Allianz Parque, para Ceará, ainda com Dorival Júnior como técnico, e Athletico, quando Luiz Felipe Scolari escalou os reservas.

Depois de vencer o Corinthians, o líder receberá o Flamengo e visitará o Fluminense. Note que embora muitos analistas apontem como definitiva essa série de jogos contra os três times que vêm logo abaixo dos palmeirenses na classificação, pontos ficaram pelo caminho no turno contra dois que vierem da Série B, o então lanterna e contra um rival que escalou os suplentes.

O que pode mudar os rumos de um campeonato que tem um líder há 13 rodadas? A priori o Flamengo não perder para o Palmeiras. Mas se os rubro-negros (tarefa muito difícil) vencerem mais 12 dos 16 jogos que restam, incluindo o deste domingo, em São Paulo, vai ter briga equilibrada pelo título até a última rodada. Tem muita coisa para acontecer. Para que a pressa?

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube