Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Desprezo pelas chances do Flu reflete bairrismo e busca cega por audiência

Germán Cano, do Fluminense: artilheiro - NAYRA HALM/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Germán Cano, do Fluminense: artilheiro Imagem: NAYRA HALM/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

23/08/2022 10h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Fluminense é semifinalista da Copa do Brasil, amanhã enfrentará o Corinthians no Maracanã. Sábado receberá o Palmeiras, no mesmo estádio, pela Série A. Caso derrote o líder do Campeonato Brasileiro, ficará a cinco da ponta, ainda com 42 pontos em disputa.

O Flamengo está atrás do campeão carioca, mas não são poucos os comentários, as análises, as projeções, as adivinhações sobre quem será o campeão nacional que ignoram o time tricolor. E os rubro-negros, mesmo atrás, são citados como os capazes de desafiar o primeiro colocado.

Qual a razão para tanto desprezo pelas chances da equipe de Fernando Diniz? Por que raramente se olha para o time do artilheiro Germán Cano como candidato ao título? É estranho e ao mesmo tempo óbvio. Isso reflete bairrismo e busca cega pela audiência.

De tempos para cá falar do Flamengo tornou-se rotina também em espaços ocupados pela imprensa paulista. Afinal, com a internet promovendo uma grande integração, são alcançados os flamenguistas em todo o país. E o retorno é ótimo, evidentemente.

O Fluminense não tem o mesmo alcance. Não seduz tanto na busca por pontos "no Ibope". Então fica de lado. Não eu não concordo com isso, estou apenas tentando decifrar o mistério que vem atormentando mentes tricolores não é de hoje.

Mas no meio disso tudo há uma pitada de bairrismo. Sim, ele vive, sobrevive, nos dois extremos da Via Dutra. E pesa. Ou alguém acha que, se os papéis de líder e vice do campeonato estivessem invertidos, muitos dos que descartam os tricolores estariam falando da possível reação palmeirense?

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL