Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

São Paulo a uma semana do seu jogo mais importante nos últimos 14 anos

Ceni: São Paulo na final da Sul-Americana - GettyImages
Ceni: São Paulo na final da Sul-Americana Imagem: GettyImages

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O gol de Borges que deu a vitória ao São Paulo sobre o Goiás, no Gama (DF), em 7 de dezembro de 2008, garantiu o tricampeonato brasileiro aos tricolores. Um feito que até hoje nenhum outro clube igualou, três campeonatos da Série A ganhos em sequência.

Rogério Ceni; Rodrigo, André Dias e Miranda; Joilson (Jancarlos), Richarlyson, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto (Bruno) e Borges (André Lima). Assim jogou a equipe de Muricy Ramalho naquele triunfo com tento, por sinal, assinalado em posição de impedimento.

Era a hegemonia são-paulina, com o tricampeonato brasileiro vindo logo após a terceira Libertadores e o terceiro Mundial, ambos em 2005, ano também de título paulista. E naquele momento estava aberto o jejum mais inesperado dos últimos tempos.

Desde então, o São Paulo conquistou apenas a Sul-Americana de 2012 no tumultuado jogo que não acabou, contra o Tigre, da Argentina, no Morumbi. Título brasileiro que os próprios são-paulinos costumavam tratar com certo desdém, afinal, só queriam mesmo a Libertadores.

No ano passado o título paulista foi reconquistado após 16 anos, mas não bastou para saciar o apetite do torcedor tricolor, hoje mais consciente. Ele sabe que o maior troféu do país está distante da realidade do clube, como o principal torneio continental, que sequer disputou em 2022.

A Copa Sul-Americana é o título possível para o São Paulo atual. Uma taça internacional que vale, além dela mesma, prêmio em dinheiro, vaga na Libertadores 2023 e a alegria de uma imensa e castigada torcida. No dia 1° de outubro, em Córdoba, Argentina, os tricolores farão contra o Independiente Del Valle a partida mais importante do clube nos 14 últimos anos.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, a final da Sul-Americana será em 1º de outubro e não 1º de dezembro. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL