Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Copa começa com anfitrião fraco, estádio 'elástico' e torcida que sai cedo

Torcedoras muçulmanas assistem a jogo entre Qatar e Equador na Copa do Mundo - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
Torcedoras muçulmanas assistem a jogo entre Qatar e Equador na Copa do Mundo Imagem: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images

Mauro Cezar Pereira, em Doha, Catar

20/11/2022 21h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A fácil vitória do Equador sobre o Catar por 2 a 0 abriu a Copa do Mundo 2022 e mostrou algumas peculiaridades desse Mundial diferente, realizado no Oriente Médio. Especialmente fora de campo.

Na cancha os sul-americanos não tiveram dificuldades e deveriam até fazer um placar maior. O saldo de gols poderá pesar na disputa pela classificação, provavelmente com Senegal, desfalcado de Mané.

A fragilidade da equipe local contrasta com o título da Copa da Ásia, conquistado há três anos nos Emirados Árabes. E no período em que os vizinhos integravam o bloco que rompeu relações diplomáticas com Doha.

O Catar não foi capaz sequer de finalizar na direção da meta adversária. Era inofensivo. Dificilmente escapará de três derrotas na fase de grupos, ainda mais que o outro integrante da chave é a favorita Holanda.

Mas fora de campo uma atmosfera bem incomum, a começar pelo choque cultural, com homens utilizando a tradicional Kandoora em meio a torcedores mascarados. Mulheres com rostos cobertos pelo Niqab e outras com shorts curtos no calor catari.

Mescla de costumes e religiões no ambiente do Mundial e alguns comportamentos curiosos. Antes do final do primeiro tempo o blog constatou que torcedores já estavam deixando o estádio. Qual seria o motivo da pressa?

Aos poucos eles foram abandonado o time local, tanto que por volta dos 35 minutos do segundo tempo era possível ver muitas cadeiras desocupadas. Aproximadamente metade dos lugares já vazios.

Mas interessante mesmo foi o púbico: 67.372 torcedores no estádio Al Bayt, em Al Khor, o mais distante dos palcos da Copa. Ocorre que segundo a Fifa ele comporta 60 mil pessoas. Quanta elasticidade...

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube