Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flamengo precisa vencer a Recopa para neutralizar críticas dos caça-cliques

Rodrigo Caio contra o Resende: 2 a 0 - Marcelo Cortes / Flamengo
Rodrigo Caio contra o Resende: 2 a 0 Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

Colunista do UOL

19/02/2023 13h42Atualizada em 19/02/2023 13h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Carnaval do Flamengo será no Equador, na noite de terça-feira, quando enfrentará o Independiente Del Valle no jogo de ida pela Recopa Sul-Americana. A peleja de volta, no Maracanã, acontecerá uma semana depois, no dia 28 deste mês.

Para tanto, a delegação teve a viagem a Quito agendada há semanas para o domingo, dia seguinte à vitória dos reservas mesclados aos garotos da base sobre o Resende: 2 a 0 em Volta Redonda. O time lidera o Campeonato Estadual com folga.

Sábado pela manhã, os titulares treinaram no CT Ninho do Urubu. Após a atividade, a comissão técnico comandada por Vitor Pereira embarcou em uma van até a Cidade do Aço, voltando após a partida na qual foi mantida a invencibilidade no certame.

A Recopa ganhou em importância após a derrota para o Palmeiras na Supercopa do Brasil e fiasco no Mundial de Clubes da Fifa. Vencer o mata-mata contra o campeão da Copa Sul-americana é fundamental para que a paz seja reestabelecida.

Hoje o elenco e treinador rubro-negros são alvo de bombardeios de todos os tipos. Na mídia de São Paulo, alguns inconformados com a opção de Vitor Pereira, que não quis seguir no Corinthians, lançam "informações" nem sempre confiáveis ou concretas sobre o clube carioca. Sempre com o viés que levaria a problemas.

Ao redor do próprio Flamengo, "influenciadores" se alimentam da crise técnica clamando alucinada e tresloucadamente por demissão de treinador etc. Isso lhes proporciona audiência e o compromisso de certos personagens passa longe dos fatos, o negócio é atrair cliques.

Evidentemente há inúmeras críticas mais do que pertinentes que vêm sendo feitas desde o final do ano passado. Mas isso não justifica determinadas reações, claramente motivadas pela busca por audiência entre torcedores que ignoram os processos de reformulação de um time.

E como a diretoria já demonstrou fragilidade diante desse tipo de pressão, algo que ficou evidente em demissões de técnicos ocorridas nos últimos anos, os de sempre voltam à carga. Culpa do próprio Flamengo, incapaz de ignorar ataques sem nexo e motivadas por interesses dos que criticam.

Assim, Vitor Pereira precisa comandar sua equipe para um triunfo no mata-mata com o Del Valle. Só o troféu da Recopa, repetindo o feito pré-pandemia em 2020, poderá calar os ataques movidos apenas e tão somente por oportunismo e interesse, sem conteúdo ou razoabilidade.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube