Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Derrota por 1 a 0 diante do Del Valle na Recopa foi lucro para o Flamengo

Vidal em ação pelo Flamengo no duelo diante do Del Valle, pela Recopa Sul-Americana - Rodrigo BUENDIA / AFP
Vidal em ação pelo Flamengo no duelo diante do Del Valle, pela Recopa Sul-Americana Imagem: Rodrigo BUENDIA / AFP

Colunista do UOL

21/02/2023 23h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A derrota para o Independiente Del Valle obriga o Flamengo a vencer por diferença superior a um gol, terça-feira, no Maracanã, para voltar a conquistar a Recopa Sul-americana. Pelas circunstância da partida, em especial o segundo tempo, o 1 a 0 contra foi lucro.

Na altitude de Quito já era de se imaginar o Flamengo com menos posse de bola, ante as características do Independiente Del Valle. Mas o time brasileiro não concedia chances ao conjunto equatoriano, exceto por arremates de fora da área, de média ou longa distância.

Foram da equipe carioca as melhores chances antes do intervalo, inclusive. No chute de David Luiz que Ramirez defendeu e na oportunidade cara a cara de Gabigol, também detida pelo goleiro. Destaque para Arturo Vidal no lado rubro-negro, dando mais segurança.

Como é comum em jogos a mais de 2.850 metros de altura, o segundo tempo costuma ser complicado para os visitantes. O Independiente Del Valle pressionou, mas seguia sem chances claras. Na falta batida por Sornoza, Santos apareceu bem naquele lance.

Faltava ao Flamengo um jogador de velocidade. Alguém como o lesionado Bruno Henrique. O jogo era desfavorável para Pedro, que sentiu um problema físico e saiu para a entrada de Pulgar aos oito minutos da segunda etapa.

Vitor Pereira tentava, assim, equilibrar o jogo retendo mais a posse de bola no meio-campo. Mas logo depois, no jogo aéreo, Carabajal quase abriu o placar, cabeceando perigosamente. A peleja já era bem mais perigosa para os rubro-negros naquele momento em Quito.

Cinco minutos depois, após uma cobrança de escanteio cedido em carrinho de Arrascaeta, o mesmo Carabajal voltou a ganhar pelo alto da dupla de zagueiros e abriu o placar. A essa altura, na altitude, o time equatoriano sobrava fisicamente contra um Flamengo acuado.

Santos errou numa saída do gol e o Del Valle ampliou, mas por toque de mão na bola o tento foi anulado. A equipe carioca tentou ir ao ataque, mas chegar na área adversária era bem complicado. Perder por um gol foi ate interessante para o Flamengo após os sustos tomados.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube