Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Título do Ceara confirma que o futebol cearense é o mais forte do nordeste
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O título do Ceará na Copa do Nordeste veio nos pênaltis, na Ilha do Retiro lotada pela torcida do Sport. Mas independentemente da forma como o certame se decidiu, o resultado mostrou a força do futebol cearense na região. Não é de hoje que o protagonismo nordestino, muitas vezes com Pernambuco, se mudou para times cearenses. É a hegemonia.
Sim, o Vozão deixou a desejar no Brasileirão passado e foi parar na Série B após cinco temporadas na primeira divisão. Mas ganhou a competição regional, mostrando capacidade de reação, mesmo decidindo fora de casa. O Sport Recife, vice da competição nordestina, também disputa a segundona. Mas isso acontece pelo segundo ano consecutivo.
Pernambuco não tem representante na divisão principal há dois anos. Mas em 2022 os dois maiores clubes cearenses estavam na chamada "elite". E foram bem em torneios internacionais. O Ceará na Sul-americana, eliminado nas quartas pelo São Paulo nos pênaltis, deixando o certame com nove vitórias e uma derrota.
Já o Fortaleza foi até as oitavas da Libertadores, caindo diante do Estudiantes. Antes, conseguiu a classificação disputando uma chave que tinha River Plate e Colo Colo, clubes que, juntos, somam cinco títulos do mais importante certame da América do Sul. E a vaga foi arrancada atuando em Santiago!
Se os times cearenses foram bem em certames internacionais na temporada passada, os pernambucanos vivem momento delicado. Rebaixado em 2022, o Náutico está na Série C, e começa o campeonato mal, entre os piores na classificação do campeonato, enquanto o Santa Cruz vai jogar a D. Um cenário bem diferente do que se vê no Ceará. A vitória do Vozão na Copa do Nordeste superando o Sport Recife só confirma isso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.