Topo

Mauro Cezar Pereira

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

No mercado, Fla quer moldar elenco, já rejuvenescido, ao perfil de Sampaoli

O técnico Jorge Sampaoli, do Flamengo, durante a partida contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão: perfil de elenco - Delmiro Junior/Agência Estado
O técnico Jorge Sampaoli, do Flamengo, durante a partida contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão: perfil de elenco Imagem: Delmiro Junior/Agência Estado

Colunista do UOL

28/05/2023 11h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As atuações decepcionantes, especialmente nos segundos tempos das partidas, vêm desanimando o torcedor do Flamengo. O empate em 1 a 1 com o Cruzeiro no sábado reforçou a lista de jogos nos quais a torcida encheu o Maracanã (eram 65.270 pessoas no estádio) e sai insatisfeita.

Precisando reagir, a diretoria, há meses alvo prioritário dos cânticos de protesto da arquibancada, busca mudança no perfil do elenco para que se adapte ao treinador da vez. O clube tentará atender às expectativas de Jorge Sampaoli, com chegadas e partidas na janela que se aproxima.

Depois de Luís Araújo, ponta-direita velocista que os rubro-negros contrataram ao Atlanta, da Major League Soccer; os alvos seguem sendo jogadores de meio-campo. Allan, do Atlético Mineiro, e De La Cruz, do River Plate, são os nomes de conhecimento público. Mas outros deverão chegar.

Sampaoli quer jogadores para esses setores, mas há intenção em reforçar a lateral-esquerda, ante a baixa assiduidade de Filipe Luís. Para a direita, com a expectativa da volta de Matheuzinho e tendo Varela recuperado, as chances de contratações hoje são consideradas menores, não é o lado prioritário.

Jogadores como David Luiz e Arturo Vidal vêm perdendo espaço, hoje são suplentes no time do argentino. Com essa situação, o clube acredita que ambos queiram sair desde que o futebol internacional lhes acene com uma (provável) última chance de fechar um belo contrato. Isso pode acontecer agora, em meados de 2023.

Apesar do discurso de que o elenco está envelhecido, os fartos mostram que realmente o Flamengo rejuvenesceu o grupo de jogadores. A média de idade sábado era de 25 anos contra 28 do Cruzeiro. Diante do Ñublense a escalação era mais velha, 29 anos, mas estava em 30 a da equipe chilena.

Nos últimos seis jogos o Flamengo jamais levou a campo escalações com idade média mais alta do que a dos adversários: 26 x 27 contra o Corinthians, 28 x 31 no Fla-Flu, 26 a 26 diante do Bahia, 26 x 28 na partida com o Goiás. Os números são do SofaScore.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube