Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Del Valle mostra realidade aos corintianos e manda para longe os clichês

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Corinthians, durante jogo contra Del Valle: derrota e eliminação - Rodrigo BUENDIA / AFP
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Corinthians, durante jogo contra Del Valle: derrota e eliminação Imagem: Rodrigo BUENDIA / AFP

Colunista do UOL, em Istambul, Turquia

08/06/2023 05h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A derrota por 3 a 0 para o Independiente Del Valle, em Quito, apenas confirmou o que qualquer pessoa em sã consciência já sabia. E o Corinthians foi antecipada e vergonhosamente eliminado da Copa Libertadores.

Só não está em último porque o Argentinos Juniors virou para cima do uruguaio Liverpool, que ainda assim pode tomar a terceira colocação do time paulista. Para isso, terá que vencer em Itaquera na rodada derradeira.

Os corintianos e parte da mídia passaram a se contentar com pouco em meio à atual crise. O fato de o time ter pelo menos competido no Maracanã na derrota para o Flamengo mereceu elogios efusivos até.

Vitórias sobre o Fluminense, mesmo sendo amplamente dominado, em casa, no primeiro tempo, e especialmente em cima do Atlético Mineiro, em jogo com chances para os dois lados, geraram até euforia. Era o "agora vai".

Voltaram todos os clichês do tipo "com o Corinthians é assim", "no Timão é sempre sofrido", "se não for desse jeito, difícil, não é Corinthians". Clichês devidamente despachados pelo equatoriano Independiente Del Valle.

Eles de nada adiantam, apenas ajudam a vender a narrativa conveniente em busca de audiência, sem espirito crítico e desconectada da realidade. Agora surgem promessas de reforços. Para muitos, a situação financeira do clube não é mais pauta. E tome agenda positiva.

E assim, "vai, Corinthians". Não se sabe para onde com seis jogos sem marcar um tento sequer atuando como visitante, colecionando derrotas, eliminado precocemente da Copa Libertadores e tentando recuperar um técnico que nada de especial faz há décadas.

.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube