Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Jorge Jesus e Luís Castro têm algo em comum: são técnicos portugueses. E só
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O nome de Jorge Jesus é especulado com frequência em times brasileiros. Antes mesmo de comandar o Flamengo, o português foi citado como provável técnico do Vasco e do Atlético Mineiro. Anos depois ressurgiu no noticiário atleticano e constantemente sugerem sua volta ao Flamengo.
Na segunda-feira publiquei um vídeo no Instagram (abaixo) sobre ele e seu compatriota Luís Castro, que poderá deixar o Botafogo para trabalhar no futebol saudita. Justamente porque o nome de JJ surge de maneira automática nesses momentos.
Mas o Mister seria o treinador ideal para assumir o líder do campeonato brasileiro, caso seja preciso? Jesus tem o perfil indicado para dar sequência ao trabalho que vem sendo bem desenvolvido por Castro desde o segundo turno da Série A 2022?
Os números do SofaScore comparam o Flamengo de Jorge Jesus no Brasileirão 2019 com o atual Botafogo de Luís Castro também na Séria A em 2022 e 2023. Fica claro que eles têm em comum apenas o fato de serem técnicos portugueses.
O time de JJ era bem mais ofensivo, venceu quase 80% das partidas, o de Castro ganhou metade do que disputou. O percentual de derrotas do ex-rubro-negro foi bem menor, o aproveitamento de pontos bem superior, como a média de gols marcados. Há equilíbrio nos sofridos.
O time de Jesus criava muito mais chances, tinha posse de bola bem mais elevada, trocava em média 105 passes por jogo a mais e dependia de menos finalizações para fazer um tento. Já a equipe do seu compatriota exige mais arremates dos adversários até ser vazada.
Luís Castro faz excelente trabalho, é evidente. Mas se o Botafogo precisar de um substituto com o intuito de preservar o estilo de jogo do líder destacado desse campeonato brasileiro, Jorge Jesus não seria, em tese, o nome mais indicado, exceto se mudar suas características para se adaptar à equipe.
Jorge Jesus 2019 x Luís Castro 2022/2023
Jogos: 29 - 50
Vitórias: 79% - 50%
Empates: 14% - 16%
Derrotas: 7% - 34%
Aproveitamento: 83.9% - 55.3%
Gols marcados*: 2.44 - 1.22
Gols sofridos*: 0.96 - 1.00
Grandes chances*: 3.45 - 1.62
Grandes chances cedidas*: 1.55 - 1.82
Chutes para marcar gol: 4.7 - 8.2
Chutes para sofrer gol: 7.6 - 9.4
Posse de bola: 60.2% - 47.5%
Passes certos*: 423.5 - 318.1
Tentativas de bola longa*: 45.0 - 50.9
Tentativas de cruzamento*: 17.8 - 16.0
Duelos ganhos*: 58.4 - 55.9
Dribles certos*: 11.9 - 11.3
Posse ganhas no último terço*: 4.2 - 3.5
Ações defensivas*: 40.5 - 50.3
* média por jogo
Fonte: SofaScore
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.