Entenda por que 'novo' Coritiba exige cuidado por parte do líder, Botafogo
Nos quatro últimos jogos o Botafogo, líder disparado do Campeonato Brasileiro, fez 10 pontos em 12 disputados. O Coritiba, em 18º lugar, está na zona de rebaixamento e teve idêntico desempenho no período. Os dois se enfrentarão neste domingo, às 16 horas, no Estádio Nilton Santos, o "Engenhão" no Rio de Janeiro.
Apesar dos 26 postos que separam os dois times na classificação, existem algumas semelhanças estratégicas entre o primeiro e o antepenúltimo colocados. Ambos gostam de atuar fora de casa com menos posse de bola e têm como característica o ótimo aproveitamento das finalizações. Os botafoguenses desde o começo da competição, os alviverdes, nessas quatro rodadas recentes.
Pelas estatísticas do SofaScore, nessas quatro últimas rodadas o Botafogo só teve mais posse contra Santos (63%) e Vasco (58%). Diante do Red Bull Bragantino apenas 38% e na visita ao Grêmio equilíbrio, 49%. A partida na Vila Belmiro teve uma peculiaridade: os santistas abriram e depois ampliaram o placar, então "ofereceram" a bola ao adversário, forçado a buscar a reação, que veio.
Já o Coritiba teve menos tempo de controle da pelota em todos esses jogos nos quais pontuou o bastante para largar a lanterna e se aproximar da saída do Z4.
Classificação e jogos
Na segunda-feira, 27% nos 2 a 0 sobre o Fluminense, 45% na visita ao Cruzeiro, 43% quando virou sobre o América e 36% ao surpreender o Goiás, em Goiânia, para vencer pela primeira vez no certame. O time de Thiago Kosloski não fará questão da posse quando a bola rolar neste domingo.
Nas finalizações, um dado que merece a atenção do novo técnico botafoguense, Bruno Lage: nesses quatro jogos do "novo" Coritiba, o time o fez no alvo mais de metade das vezes, 26 arremates certos em 50 tentativas. A equipe carioca mandou 22 em 59.
É um ponto em comum a mais, que mostra porque o time paranaense, que era o pior do campeonato há poucas semanas, agora merece ainda mais cuidado por parte do líder disparado da Série A.
Deixe seu comentário